Paquistão reitera denúncia contra ataques de drones dos EUA

O Paquistão, vítima histórica dos ataques com aviões não tripulados (drones) dos Estados Unidos, volta a rechaçar o emprego desses aparatos em operações classificadas de “assassinatos seletivos” contra o que as autoridades estadunidenses rotulam de suspeitos de terrorismo, enquanto milhares de civis são mortos como “efeito colateral”.

Drone dos EUA - General Atomics / Divulgação

“Os Estados Unidos devem ser submetidos ao julgamento político pela perda de vidas humanas inocentes nos ataques com aviões não tripulados”, afirmou nesta terça-feira (22) Pervaiz Khattack, governador da província paquistanesa Khyber Pakhtunkhwa (no noroeste).

Em um comunicado emitido pelo seu escritório, o governador sublinhou que os residentes dessa província estão pagando o preço da inação do governo do Estado paquistanês no combate contra o terrorismo.

Leia também:
Ataques com drones dos EUA são violações do direito internacional
Drone dos EUA mata mais cinco civis no Afeganistão
Paquistão denuncia na ONU outro ataque de drones dos EUA

“O governo federal deve desempenhar o seu papel para colocar um fim aos ataques com aviões não tripulados”, afirmou.

As declarações do governador foram veiculadas no mesmo em dia em que o Observatório de Direitos Humanos (Human Rights Watch) e a Anistia Internacional publicaram relatórios denunciando a matança de civis e colocando em dúvida a legalidade dos alvos e dos objetivos das operações dos EUA.

Em seu texto, a Anistia Internacional demonstra que a condução das operações com aviões não tripulados e a definição dos alvos a serem atingidos não estão em conformidade com o direito internacional humanitário (que estabelece as regras de conduta durante conflitos armados) e constituem crimes de guerra.

As organizações pedem também o fim das operações e ataques aéreos com drones, em que milhares de civis já foram mortos no Paquistão, no Iêmen e no Afeganistão, principalmente.

Não obstante, a Casa Branca defende o emprego dos drones nessas operações e alega que tem um “cuidado extraordinário” para assegurar que as suas ações cumpram o direito internacional.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney alegou que as operações são “as que colocam menor risco de perda de vidas inocentes”, mas afirmou que Washington está revisando qualquer desvio.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, em visita à capital estadunidense, Washington, prometeu abordar o tema dos drones durante a reunião que manterá com o presidente Barack Obama. Sharif já rechaçou publicamente a estratégia em diversas ocasiões, mas a questão continua sem solução.

O caso dos ataques com drones contra zonas residenciais no Paquistão deixa os cidadãos nacionais indignados e tem provocado diversas manifestações contra a presença militar estadunidense. Desde 2004, quando essas operações foram iniciadas, mais de mil civis já morreram como consequência dos ataques com drones apenas no Paquistão.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho