Dilma: É na creche que começa a menina que vai ser presidenta

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (23), durante inauguração da Creche Vila Clóris, em Belo Horizonte, capital mineira, que dar oportunidades iguais às crianças é a prova de que uma nação é civilizada e desenvolvida. Para que o Brasil siga esse caminho, Dilma reforçou a meta de entregar 6 mil creches até o fim do próximo ano. Segundo Dilma, investimentos em creche são o primeiro “tijolo” para que o país tenha educação de qualidade.

“É aqui que começa aquele menino que vai ser físico nuclear, aquele outro menino que vai ser um grande pesquisador de química, aquela outra menina que vai ser presidenta da República”, disse. Segundo ela, 1.169 pré-escolas de educação infantil foram inauguradas e 3.215 estão em fase de construção.

Dilma voltou a dizer que, para ter educação de qualidade, será preciso investir na melhoria da remuneração e, principalmente, na formação dos professores. Ela também disse que a sociedade precisa reconhecer a importância desses profissionais. A presidenta ressaltou que isso será possível com a receita que virá do petróleo da camada pré-sal e destacou a lei aprovada no Congresso e o leilão do Campo de Libra no modelo de partilha.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o país tem recuperado a defasagem de crianças nas escolas nos últimos 20 anos. “Há 20 anos só 34% das crianças de 6 e 7 anos estavam na escola. Hoje são 94%. Então, o Brasil evoluiu muito em termo do acesso. Nas creches só tínhamos 9% das crianças na escola e hoje estamos chegando a 24%”, destacou, ao afirmar que a meta do governo é chegar, nos próximos dez anos, a 50% das crianças em idade adequada matriculadas nas creches – média de países desenvolvidos.

Formatura Pronatec

Em seguida, Dilma participou formatura de 2 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante o evento, ela afirmou que o desenvolvimento do Brasil depende de trabalhadores técnicos qualificados. “A cada um [dos formandos] quero dizer que encontraram um caminho, e começaram a percorrer”, disse.

“Quero dizer que a formação técnica, profissional é um grande caminho, porque um país como o nosso, para crescer, se desenvolver, se transformar numa nação rica, tem que qualificar tecnicamente seus trabalhadores. Precisa dar importância pra eles, porque não existe país desenvolvido sem trabalho técnico qualificado”, destacou Dilma.

Criado em 2011, o programa tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, com a meta de ofertar oito milhões de vagas até 2014. Em Minas Gerais já foram realizadas 189,5 mil matrículas em cursos da Bolsa-Formação ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem, pela Rede Federal e pela Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. Apenas este ano, mais de 130 mil matrículas foram realizadas em todo o estado.

Empregados e empreendedores

Alunos do Pronatec já se formam empregados e muitos se tornam empreendedores, avalia Marcos Flávio Araújo Assunção, professor do curso Técnico em Redes de Computadores, pelo Senac, em Belo Horizonte. Ele foi um dos professores que qualificou parte dos 2 mil alunos que se formaram nesta quarta (23).

“Durante o curso eles têm aulas muito práticas. Isso permite que eles, mesmo sem o estágio obrigatório, no caso do [curso de] redes, eles podem rapidamente conseguir um estágio através da central de estágios que nós temos aqui, ou mesmo através de indicação dos próprios professores, né. […] Então o que acontece normalmente é que todos saem superbem preparados. E costumam muitas vezes não só saírem empregados, mas também empreender novos negócios”, diz o professor.

Marcos Assunção, que já atua em sua segunda turma pelo Pronatec, também analisa os efeitos do programa sobre o mercado de trabalho dos professores.

“O professor que já está há muito tempo na área, normalmente já dava aula em alguns cursos superiores, ou outros cursos técnicos. Normalmente, muitos desses cursos eram só no turno da noite. Então tem várias instituições, como o Senac, abrindo oportunidades durante o dia com turmas do Pronatec. Isso trouxe oportunidade para vários professores que estão há bastante tempo já atuando em outros horários, como para aqueles que estão formando agora, que já têm uma certa experiência no estágio, né, fez estágio em uma multinacional, alguma coisa assim, e querem lecionar”, afirma.

Fonte: Agência Brasil e Blog do Planalto