Equador apreende submarino clandestino usado pelo narcotráfico

Autoridades do Equador capturaram um submarino que seria utilizado para o tráfico de drogas entre as Américas Central e do Norte e prenderam um cidadão colombiano envolvido no caso, informaram nesta segunda-feira (21) fontes oficiais à agência EFE.

O vice-ministro de Segurança Interna do país, Javier Córdova, afirmou que a operação irá continuar até que sejam presos todos os envolvidos. Segundo Córdova a polícia ainda precisa encontrar a droga que seria transportada, que não estava na embarcação.

A ministra da Defesa do Equador, María Fernanda Espinosa, disse à agência de notícias espanhola que a operação inicial foi desenvolvida pela Marinha Equatoriana e detalhou que o submarino "não tinha registro nem licença para navegação marítima". Acrescentou ainda que espera por um relatório definitivo do Comando Operacional 1, que opera na região litorânea e da Marinha Nacional para obter dados precisos sobre o caso.

O trabalho da polícia se desenvolveu na tarde desta segunda-feria (21), na província de Esmeraldas, próxima da fronteira com a Colômbia, onde foi encontrada a embarcação submergível, construída de forma artesanal e que foi levada para uma Base Naval.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Opera Mundi