ONU debate impulso à paz, segurança e desenvolvimento na África

A Assembleia Geral das Nações Unidas tem debatido temas cruciais nos últimos dias. Com o contexto da Semana Africana de 2013, o debate será relacionado com questões sobre a paz, o desenvolvimento e o progresso no continente. A reunião desta segunda-feira (21) acontece por ocasião do bicentenário da abolição do comércio transatlântico de escravos, conforme o relatório do secretário-geral sobre um memorial permanente para as vítimas.

Na sessão que se debateu “Mulheres, Paz e Segurança”, foi apresentado um relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o Comitê pela Eliminação da Discriminação contra as Mulheres; e o debate “Inovação na Governança da África nos 10 anos do Mecanismo Africano de Avaliação entre Pares”.

Em sua 68ª sessão, a Assembleia Geral organiza o debate junto com o Escritório do Assessor Especial para a África da ONU e com a Nova Aliança para o Desenvolvimento da África, um plano de ação para o avanço econômico dentro da União Africana (UA).

         Foto: União Africana
     
         Chefes de Estado reúnem-se no âmbito da Nova Parceria para o Desenvolvimento na África, em maio.

A proposta é o fortalecimento dos intercâmbios entre os africanos de maneira pacífica para o progresso continental, em sintonia com a declaração de 2013, como o ano do Pan-africanismo e do Renascimento Africano.

O Mecanismo Africano de Avaliação entre Pares foi fundado em 2003 para a auto-avaliação africana em termos de “boa governança” pela União Africana, no quadro da implementação da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África.

De acordo com a sua página oficial, seus objetivos são impulsionar a adoção de políticas, padrões e práticas que levem à estabilidade política, alto crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e integração acelerada a nível regional e continental, através da partilha de experiências e do reforço de práticas bem sucedidas, inclusive para a identificação de deficiências e avaliação das necessidades de construção de capacidades.

Neste sentido, importantes temas debatidos na reunião são também a análise dos diversos conflitos que afetam a paz, a segurança e a estabilidade no continente, deixando milhões de pessoas vulneráveis.

Ainda nesta semana dedicada à África, os relatórios de Ban sobre a paz, o desenvolvimento sustentável e as causas dos conflitos africanos serão analisados pelos participantes.

A Assembleia Geral e o Conselho de Segurança também debatem questões como a situação das crianças nos conflitos armados, a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco), sobre os direitos dos povos indígenas, entre outros temas abordados por distintos grupos de trabalho.

Da redação do Vermelho,
Moara Crivelente