Rio comemora centenário de Vinicius com exposições e shows

O centenário de Vinicius de Moraes está sendo comemorado pelo Sesi Cultural com uma programação repleta de shows, exposições e debates sobre a vida e a obra do poeta. No Teatro Sesi, no centro do Rio, a mostra Vinicius – 100 Anos, com entrada franca, reúne cerca de 200 itens, que integram o acervo do artista, hoje sob a guarda da Fundação Casa de Rui Barbosa.

São fotos de várias fases da vida do Poetinha, além de poesias, frases, os figurinos desenhados por ele para a peça Orfeu da Conceição. Tablets e um painel interativo permitem ao visitante se informar sobre as diversas facetas da produção intelectual de Vinicius, como os artigos, crônicas e críticas de cinema que ele escreveu para jornais e revistas.

Ambientada no saguão do teatro, onde também funciona um café, a exposição exibe curiosidades, como diplomas que mostram o êxito alcançado pelo então jovem Vinicius em diversas disciplinas escolares. Um texto em que o poeta se descreve, em formato de autorretrato, também está exposto.

“O Sesi todo ano comemora o Dia Nacional da Cultura, que ocorre em 5 de novembro, e este ano não podíamos escolher outro tema senão Vinicius de Moraes, por causa do centenário dele”, disse Mariana Henriques, uma das curadoras da exposição. Segundo ela, a mostra também atrai pessoas que frequentam o restaurante e o café do teatro.

“O pessoal que frequenta aqui só tem a ganhar com essa exposição, com o acervo cultural que a gente proporciona a eles. É uma troca maravilhosa e também ajuda na divulgação boca a boca. “Almoce com Vinicius, é o nosso convite”, disse a curadora. A exposição fica em cartaz até 7 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, até 30 de novembro, das 16h às 20h.

Além do teatro, localizado na Avenida Graça Aranha, número 1, no centro da cidade, outras unidades do Sesi espalhadas pelo município do Rio e região metropolitana terão shows, encontros de corais, espetáculos teatrais e exibição do documentário Vinicius, de Miguel Faria Jr., em homenagem ao poeta. No dia 9 de novembro, às 18h, o projeto Sesi in Jazz Festival leva ao Largo do Machado, na zona sul do Rio, uma apresentação do Quarteto em Cy, da cantora Wanda Sá e da própria filha de Vinicius, Georgiana de Moraes. No repertório, é claro, músicas com a assinatura do Poetinha.

Fonte: Agência Brasil