Televisão estatal da China amplia influência global

A emissora estatal da China, a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês), está se esforçando para obter a audiência internacional e ampliar sua influência global, informou na quarta-feira um funcionário de alto nível da CCTV.

Mais esforços devem ser feitos para promover os canais internacionais, que ajudarão o mundo a entender melhor a China, apontou o vice-presidente da CCTV, Wei Dichuan, em um seminário realizado na quarta-feira.

Cerca de 200 pessoas das organizações de meios de comunicação mundiais, incluindo Walt Disney Company, foram convidadas para o seminário organizado pela CCTV em Pequim para trocar opiniões sobre a expansão global.

"Considerando o desenvolvimento rápido da ciência, tecnologia e convergência de mídias hoje em dia, o pensamento inventivo é vital para estabelecer e manter os meios de comunicação internacionais", afirmou.

O plano de expansão global da emissora é bem executada, apontou Yan Chengsheng, da Administração Geral da Imprensa e Publicação, Rádio, Cinema e Televisão.

A CCTV tem buscado audiência internacional através de serviços de notícias globais e em várias línguas que divulgam a história, cultura e vida diária da China. A CCTV também aumentou o número de funcionários no exterior.

"A diversidade cultural deve ser considerada ao se construir a capacidade de comunicação internacional", indicou Yan.

Fonte: Rádio Internacional da China