Síria cumpre cronograma para destruição de arsenal químico

O governo da Síria, em pleno combate aos grupos armados que atuam no país, busca restaurar a estabilidade do país. Neste sentido, está cumprindo seu compromisso de destruir as armas químicas que possui, e colabora construtivamente com a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), de acordo com a própria entidade, em um comunicado desta quinta-feira (17).

A organização indicou que sua equipe, que está na Síria desde o começo do mês, já inspecionou quase metade do arsenal químico do país, como parte do acordo para a sua destruição até meados de 2014. Por isso, o processo está dentro do cronograma previsto.

     
         Inspetores da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) verificam listas fornecidas
         pelo governo sírio para a averiguação do seu arsenal químico.

Leia também:
Conferência de diálogo sobre a Síria pode acontecer em novembro
Síria efetiva adesão à Convenção sobre Armas Químicas
Rússia e EUA saúdam início da destruição do arsenal químico sírio
Rússia e EUA anunciam acordo-quadro para arsenal químico sírio

O assessor político da Opaq, Malik Elahi, deu informações sobre o progresso da missão em uma coletiva de imprensa, concedida na sede da organização, em Haia, na Holanda.

“Estamos indo bem, no caminho para o cumprimento dos prazos”, sublinhou o assessor, para quem a falta de segurança é um dos temas mais preocupantes na condução da tarefa, levada a cabo pela primeira vez em um país que atravessa um conflito armado.

Os inspetores da Opaq, laureada recentemente com o Prêmio Nobel da Paz, chegaram ao país no dia 1º de outubro à Síria, depois de o governo do presidente Bashar Al-Assad ter pedido a adesão do país à Convenção para a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenamento e Uso de Armas Químicas e para a sua Destruição (CWC, na sigla em inglês), efetivada nesta segunda-feira (14).

A inspeção da Opaq, a adesão à CWC e a destruição do arsenal químico fazem parte do acordo-quadro desenhado pela Rússia e pelos Estados Unidos, a partir da proposta russa de alternativa à intervenção militar promovida pelos EUA.

O acordo, efetivado por uma resolução aprovada por unanimidade no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no fim de setembro, prevê a destruição completa do arsenal químico sírio até 30 de junho de 2014, compromisso ao qual o governo sírio demonstra-se empenhado.

Atualmente, a missão da Opaq está focada na verificação das listas apresentadas pelo governo de Assad, que incluem 20 instalações de produção e depósito de armas químicas. Além disso, estima-se que o país possua cerca de 1.000 toneladas de gases tóxicos.

“A destruição das armas, em si mesma, constitui a segunda fase, posterior ao prazo de 1º de novembro”, disse Elahi. A equipe já inspecionou 11 locais de armazenamento de armas químicas no país, e seis desses locais já foram destruídos pelo governo sírio, de acordo com a Opaq.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho