Chico Lopes reforça luta por reintegração de trabalhadores do BNB

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) se reuniu na tarde da última quinta-feira (17/10), com o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin, na sede administrativa do banco, no bairro do Passaré, em Fortaleza. Chico Lopes levou ao presidente a reivindicação dos trabalhadores demitidos da instituição financeira entre 1995 e 2002, que pleiteiam reintegração aos quadros do banco.

À época, foram vários os registros de servidores que sofreram perseguição, assédio moral, injustiças e arbitrariedades por parte da direção do banco, culminando com as demissões. Chico Lopes é autor de projeto de lei que pleiteia a reintegração desses trabalhadores ao BNB e segue tramitando no Congresso Nacional.

"Apesar do longo tempo, insistimos na luta pela reintegração desses trabalhadores. Até porque há precedentes, com servidores de outras esferas do serviço público já tendo conquistado a reintegração. Por isso continuamos nessa luta e por isso fomos hoje até o presidente do Banco do Nordeste", destacou Chico Lopes.

Juntamente com o deputado Chico Lopes, participaram da reunião quatro representantes dos trabalhadores, que apresentaram documentos e projetos que demonstram a possibilidade de reintegração por via administrativa. Dos 287 demitidos sem justa causa, aproximadamente 150 seguem pleiteando reintegração, segundo a Comissão dos Demitidos do BNB.

O presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, afirmou que "por mais boa vontade que se possa ter, é preciso seguir toda a legalidade". Ele destacou que o tema é antigo e está sendo conduzido pelo Ministério da Fazenda, mas se comprometeu a solicitar ao setor jurídico do banco uma análise da situação "para uma resolução administrativa, se possível".

"Se a questão depende do Ministério da Fazenda, vou até lá também. Não vamos parar aqui. Vou à luta, juntamente com a AFBNB, para conseguirmos essa reintegração, que não é nada mais do que aquilo que é justo", ressaltou Chico Lopes, destacando a possibilidade de retorno dos bancários à instituição, através de Acordo Coletivo de Trabalho, e o fato de outros servidores demitidos do BNB sem justa causa terem sido reintegrados anteriormente pelo banco.

Reconhecimento

Representando a Comissão de Demitidos do BNB, Sousa Júnior foi um dos participantes da reunião, que também contou com Rita Josina e Dorisval de Lima, da diretoria da Associação dos Funcionários do BNB – AFBNB. "A reunião foi interessante. Apresentamos documentos sobre as reintegrações anteriores e sentimos que a grande preocupação do presidente do banco era saber a quantidade de trabalhadores a serem reintegrados", afirmou Sousa, citando que a AFBNB fará novo levantamento sobre o tema e enviará ao presidente do banco lista atualizada.

"Foram 287 demissões sem justa causa no BNB, por assédio moral coletivo", ressalta Sousa. "A Comissão de Demitidos do BNB agradece ao deputado Chico Lopes por ter intermediado essa audiência com o presidente do banco e por todo o empenho na nossa luta pela reintegração".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)