BA: Conferência aprova emendas às teses do Congresso do PCdoB

A Comissão Especial de Resoluções da última Conferência do PCdoB-Bahia, realizada nos últimos dias 5 e 6 de outubro, em Salvador, finalizou o relatório com as emendas às teses do 13º Congresso Nacional do Partido. Do PCdoB-BA, foram aprovadas quatro sugestões de alterações para a apreciação no encontro nacional, que acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, em São Paulo.

As contribuições vieram das conferências municipais preparatórias para o encontro estadual, principalmente da capital, Salvador, e de Itabuna, na região Sul, segundo a Comissão de Resoluções. Todas elas foram aprovadas em plenário pelos delegados e delegadas que representam os comitês do PCdoB nos municípios baianos.

Entre as emendas, estão três aditivas sobre ampliação da democracia (artigo 12) avanços no ensino superior (artigos 17 e 18) e regulamentação do sistema financeiro (após o artigo 148), e uma emenda substitutiva sobre concessões de serviços públicos (artigo 137).

Além disso, o relatório do PCdoB-BA também traz uma recomendação sobre a “necessidade de se incluir no texto um parágrafo sobre a Reforma do Estado, visando dar à Gestão Publica um caráter nacional, democrático e revigorador da participação popular na elaboração e controle das políticas publicas”.

De acordo com Ilka Bichara, integrante da comissão, o documento de contribuições não contrapõe as teses elaboradas pelo Comitê Central, apenas faz algumas observações, no intuito de melhorar a redação.

“A nossa intenção, tanto da comissão quanto dos proponentes, foi só de aperfeiçoar os textos porque há uma concordância com as teses. Não houve contraposição a elas, mas o aprimoramento dos artigos”, afirma Ilka Bichara.

As sugestões do PCdoB-BA serão levadas para o 13º Congresso Nacional pelos 59 delegados e delegadas que foram eleitos durante a Conferência Estadual.

De Salvador,
Erikson Walla