PCdoB de Alagoas realiza Conferência Estadual

Foi realizada durante todo o dia, no último sábado (12/10), no Hotel Ouro Branco, bairro da Pajuçara em Maceió, a 17ª Conferência Estadual do PCdoB de Alagoas, no âmbito do 13º Congresso do PCdoB.

Alagoas

O Secretário Estadual de Organização, Sinval Costa, fez a abertura da Conferência que contou com o acompanhamento do membro do Comitê Central e de seu Secretariado, Vital Nolasco.

Composta a mesa diretora dos trabalhos pelo presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim, pelos seus vice-presidentes estaduais, Cláudia Petuba e Marcelo Malta, por Sinval Costa e Vital Nolasco, foi eleita a comissão eleitoral, composta por Alba Correia, Mirelly Câmara e Lindinaldo Freitas.

Foi feita uma saudação pelo representante do Comitê Central, que falou dos avanços conquistados pelo Brasil nos governos de Lula e Dilma, sobre o papel do PCdoB nesse período e nos embates eleitorais, da postura de independência do Partido, destacando a luta empreendida pelo PCdoB em três frentes: a institucional, a do movimento de massas e na luta teórica. Enfatizou a importância do crescimento do Partido e da eleição de comunistas no próximo pleito de 2014. Afirmou que o quadro para as eleições de 2014 encontra-se ainda indefinido, mas que é fundamental a reeleição de Dilma, do campo político, para o país avançar mais.

O presidente estadual, Eduardo Bomfim, iniciou sua intervenção citando João Amazonas numa análise feita por ele publicada em 1997 quando foi convidado a prestar um depoimento sobre o novo milênio: que o século 21 seria cenário da grande batalha histórica que se desenvolve no seio da sociedade humana, da luta entre o novo que procura abrir caminhos ao progresso social, e o velho que resiste por todos os meios, pacíficos ou violentos, a desaparecer. Que o neoliberalismo era a mais brutal ofensiva do grande capital contra todas as conquistas já alcançadas pela humanidade e que as massas populares se levantariam contra esse sistema, mas nos primeiros momentos careceriam de perspectiva mudancista contra o neoliberalismo e o capitalismo hegemônico, seus aparatos ideológicos, como a grande mídia global monopolista. E que assim seria o século 21, em seus começos haveria mais sombras que luzes, depois o quadro se inverteria e a humanidade viveria tempos de grandes esperanças e as perspectivas mais avançadas de ruptura com o capitalismo neoliberal exigiria a superação da crise marxista.

Bomfim destacou que é exatamente esse esforço teórico, político, ideológico, prático, o grande desafio posto ao Partido. E que para isso é fundamental o crescimento do PCdoB no Brasil e em Alagoas, temperado nos desafios que os tempos atuais impõem à teoria marxista.

Em seguida várias foram as intervenções do plenário, numa discussão que abrangeu vários aspectos da realidade internacional, nacional e regional, num debate bastante qualificado, que se encerrou com as manifestações de Vital Nolasco e Eduardo Bomfim.

Na segunda etapa da Conferência, Cláudia Petuba fez uma intervenção especial de balanço da direção cessante, fez uma análise da realidade de Alagoas e das perspectivas e desafios do Partido no estado. Enfatizou o necessário compromisso das direções e da militância com o crescimento do Partido no estado e com seu projeto político eleitoral, com a meta de reconquista da cadeira na Assembleia Legislativa pelo PCdoB.

Em seguida, Sinval Costa fez um balanço organizativo, chamando atenção para a unidade do Partido no estado. Afirmou que o PCdoB está constituído em 40 municípios em Alagoas e que foram realizadas Conferências Municipais em 35 deles, com a eleição de 111 delegados à Conferência Estadual, destacando a qualidade das Conferências Municipais, especialmente em alguns dos municípios, na sua organização e condução política.

Sinval Costa salientou a constituição da Comissão Estadual de Organização, um grande feito de iniciativa das Secretarias Estaduais de Organização e de Formação, organizado o Partido em sete regiões no estado. Destacou a realização dos cursos de formação, citando o curso realizado em Piranhas por três dias, que abrangeu o Partido na região e os vereadores eleitos pelo PCdoB. Acrescentou que o Partido conta hoje com vinte vereadores em Alagoas.

Iniciado o processo de eleição da nova direção municipal, foi apresentada a nominata proposta pela Comissão Política Estadual. Em seguida, o atual presidente estadual, Eduardo Bomfim, falou sobre a renovação da direção que vem sendo feita pelo Partido, numa metodologia que vem sendo aplicada em todo o território nacional: renovação, alternância e continuidade, permanência. Destacou a preocupação de renovar com a juventude, as mulheres, o movimento sindical.

Essa metodologia se traduz em promover a renovação dos quadros dirigentes em todas as instâncias. Ao lado dos quadros experientes, promover a responsabilidade política, de quadros que vêm se destacando em sua atuação.

Propôs para a presidência do PCdoB em Alagoas o nome de Cláudia Petuba que encarna esse espírito e para vice-presidente, Marcelo Malta. Defendeu que são referências políticas junto à sociedade, conhecem o Partido, têm dedicação e a vocação para a arte de fazer política. Lembrou que é importante efetivar esse processo que vem sendo maturado com a direção nacional há mais de um ano. Destacou que esse processo deve ser impulsionado, não se dá por geração espontânea.

Concluído o processo eleitoral, foram eleitos o novo Comitê Estadual, a presidente Cláudia Petuba e o vice-presidente Marcelo Malta.

Passam a compor a nova direção estadual do PCdoB em Alagoas: Adriano José, Afrânio Jorge, André Luiz, Alessandro Medeiros, Benedito Adelmo, Cargilson de Lacerda, Carlos Muller, Cláudia Petuba, Clébio Araújo, Eduardo Bomfim, Eduardo Palmeira, Edvaldo Nascimento, Ênio Lins, Evandro Machado, Givanildo Ferreira, Hugo Guimarães, Jairo Campos, José Antonio Monteiro, Josivaldo Ferreira, Lindinaldo Freitas (Naldo), Manuela Lourenço, Marcelo Malta, Alba Correia, Fátima Rebelo, Maria Lucyelma, Maria Yvone Loureiro, Mirelly Câmara, Nilton Roberto, Pedro Nelson Bomfim, Rafael Cardoso, Roberto dos Santos, Robson Câmara, Selma Villela, Sinval Costa, Taís Normande, Terezinha Almeida, Thiago Souza e Vladimir Barros.

Em seguida foram eleitos os delegados ao 13º Congresso que se realizará de 14 a 16 de novembro em São Paulo: Cláudia Petuba, Sinval Costa, Naldo, Marcelo Malta e Alessandro, e como suplentes Robson Câmara e Thiago Souza.

Edvaldo Nascimento, vereador pelo PCdoB em Delmiro Gouveia, fez uma homenagem a Eduardo Bomfim, destacando sua expressão como um dos maiores destaques políticos não só em Alagoas, mas no Brasil. Afirmou que é um privilégio para os que compõem o Partido em Alagoas, poderem conviver e participar dos debates políticos conduzidos pelas análises feitas por Bomfim.

A 17ª Conferência Estadual do PCdoB Alagoas foi encerrada com uma saudação da nova presidente eleita, Cláudia Petuba, num chamamento entusiasmado e emocionado à luta pelo fim das injustiças, com a construção partidária e a intervenção na realidade e na política alagoanas.

De Maceió, Selma Villela.