Estudantes e professores unidos em grande ato nesta terça no Rio

Na tarde da terça-feira (15), data em que o Brasil comemora mais um Dia dos Professores, a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) se soma à luta dos educadores em greve no estado para, em uníssono, reivindicar melhorias na educação. A manifestação acontece a partir das 17h, na Candelária, com concentração dos estudantes na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Moncorvo Filho, 8, centro da cidade, a partir das 16h.

Oficinas de faixas e cartazes estão entre as atividades que serão desenvolvidas durante a preparação para a passeata que deve percorrer toda a Avenida Rio Branco, também na região central.

Entre as pautas dos estudantes estão o total apoio à greve dos professores, a desmilitarização da polícia, os 10% do PIB para a educação e a construção imediata do novo campus do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

Para a presidenta da UEE-RJ, Tayná Paolino, é fundamental a valorização de todos os profissionais de educação. ‘’Estar nas ruas junto com os professores é demonstrar como queremos modificar nossa realidade, que é investindo em educação. Estamos ao lado dos professores nessa luta e continuaremos nas ruas até alcançarmos uma educação de qualidade, gratuita e para todos’’, afirmou.

Cerca de 16 mil professores da rede municipal de ensino estão parados desde o mês de agosto, completando 67 dias de greve. A categoria exige a negociação com a prefeitura e revogação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR) aprovado no dia 2. Já os professores estaduais reivindicam 20% de aumento salarial, carga horária de 30 horas para os funcionários administrativos e eleições diretas para diretores das unidades escolares, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).

Fonte: Portal UNE