Dia do Professor: Chico Lopes cobra respeito à lei do piso

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) realiza nesta terça-feira, 15/10, pronunciamento especial, em homenagem ao Dia dos Professores. Com uma trajetória dedicada ao magistério e uma história política marcada pela defesa da educação, Chico Lopes avaliará avanços e desafios do setor.

Para Chico Lopes, o Brasil tem muito a comemorar, quanto às melhorias na educação nos últimos 10 anos, com democratização do acesso ao ensino superior, aumento dos recursos para investimento na educação pública e conquistas importantes para os professores, como o piso salarial nacional da categoria (assegurado em lei, após mais de 40 anos de luta) e o direito a um terço da carga horária para atividades extrassala, garantido por emenda de Chico Lopes à lei do piso nacional.

Outra importante conquista é o direito a financiar até 100% de um curso superior, pelo FIES, mais um direito assegurado através de emenda de autoria do deputado. A medida ajuda a dar aos filhos dos trabalhadores mais oportunidades de acesso às universidades, condição antes restrita a uma parcela bem menor da população.

Apesar dessas vitórias, que se somam à aprovação da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação, Chico Lopes também destacará, no pronunciamento deste 15 de outubro, os desafios da educação e dos professores brasileiros. Entre eles, a luta para finalmente aprovar o PNE, a necessidade de reformar o Ensino Médio e a grande mobilização social para garantir que a lei do piso nacional do magistério seja cumprida – apesar da união de todos os governadores, que propõem mudar a forma de cálculo do reajuste do piso para 2014, o que traria grande prejuízo à categoria.

"Defender a lei do piso salarial nacional do magistério é o melhor presente que podemos dar aos professores, neste 15 de outubro", destaca Chico Lopes.

Acompanhe

O pronunciamento do deputado sobre o Dia dos Professores, pode ser acompanhado, nesta terça-feira, através da TV Câmara e do site www.camara.leg.br.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)