Sem categoria

Rádio Vermelho debate crise sistêmica do capitalismo

Desde meados de 2007 diversos intelectuais se debruçam em pesquisas e debates para explicar, ou confirmar, as causas que desembocaram em mais uma grande crise do sistema capitalista, para muitos uma das maiores da história. Diante disso a Fundação Maurício Grabois reuniu 22 pensadores para refletir sobre essa grande crise e está lançando o livro A Grande Crise Capitalista Global 2007-2013: gênese, conexões e tendências.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Para falar sobre o lançamento dessa obra, a Rádio Vermelho convidou Aloísio Sérgio Barroso, doutorando de Economia Social e do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas/SP e diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Maurício Grabois.

Em entrevista, Barroso informou que o livro reúne 22 pensadores críticos do sistema capitalista. Ele explicou que o livro está dividido em três partes, procurando dar conta de uma diversidade de abordagens, e não esconde sua origem comum: a Crítica da Economia Política.

Barroso, que é uma dos organizadores do livro, destaca que "a obra tenta buscar repostas fundamentais à cena econômica mundial: Quais foram os mecanismos econômicos que levaram à crise? Como foi a operação desses mecanismos? Como evoluíram os atuais impasses mundiais das últimas três décadas? Quais os impactos no mutante sistema de relações internacionais? Quais as perspectivas econômicas, incidentes sobre um já grave quadro de assimetrias econômicas?".

Sobre o livro

O livro A grande crise capitalista global 2007-2013: gênese, conexões e tendências, que acaba de vir à luz pela Editora Anita Garibaldi e a Fundação Maurício Grabois, busca compreender os fenômenos que impulsionam a atual fase desta que é considerada uma das maiores crises da história do capitalismo.

O Prefácio, bem como a Apresentação do livro, deixam claro que essa obra oferece interpretações consistentes e que foram desenvolvidas com todo o critério que demanda o tema.

Acompanhe a entrevista na Rádio Vermelho: