Li Keqiang atribui progresso asiático à tranquilidade na região

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, afirmou nesta quinta-feira (10) que o progresso dos últimos anos no Leste Asiático deve-se à paz e tranquilidade na região.

Li Keqiang falou durante a 16ª Cúpula 10+3 (Asean + China, Japão e Coreia do Sul), que se realiza em Bandar Seri Begawan, capital do Brunei. No discurso inaugural, o primeiro-ministro explicou que a cooperação entre a Asean e a China, Japão e Coreia do Sul começou em 1997, durante a crise financeira asiática.

Essa cooperação tem desempenhado um papel importante para a estabilidade econômica da região, além de ter contribuído para o crescimento econômico do Leste Asiático e do mundo inteiro.

Para Li Keqiang, a realidade já comprovou o sucesso da cooperação 10+3, um mecanismo que se tornou no principal canal da cooperação no Leste Asiático.

Por não se registrarem conflitos militares, os países na região podem dedicar-se a desenvolver as economias, disse o primeiro-ministro, sugerindo ainda que os países do Leste Asiático preservem a paz e estabilidade da região e priorizem o crescimento e a melhoria da vida do povo.

Fonte: Rádio Internacional da China