Descobridores do Bóson de Higgs ganham Nobel de Física

O Prêmio Nobel de Física 2013 foi entregue ao escocês Peter Higgs e seu colega belga Francçois Englert, os pais do Bóson de Higgs, partícula que dá massa a todas as demais e que reafirma o Modelo Regular da física.

O trabalho desses autores também foi reconhecido como Descoberta do Ano pela revista Science e o Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica.

O prêmio é um dos cinco estabelecidos no testamento de Alfred Nobel, em 1895, e são dados a todos aqueles indivíduos que realizam contribuições notáveis na química, física, literatura, paz e fisiologia ou medicina.

Foi divulgado na segunda-feira (7) que os estadunidenses James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof, receberam o Nobel de Medicina por seus trabalhos sobre transporte vesicular.

Segundo o júri, suas descobertas sobre um "processo fundamental" foram de grande impacto, já que resolveram "o mistério de como a célula organiza seu sistema de transporte" interno e os princípios moleculares que explicam por que este sistema é capaz de entregar as moléculas precisas "no lugar e momento adequados".

O Prêmio Nobel de Medicina foi entregue a 200 cientistas desde sua criação em 1901. No ano passado, os premiados foram o britânico Sir John B. Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka por descobrir a forma de transformar células totipotentes em qualquer tipo de tecido.

Fonte: Prensa Latina