China faz apelo global pela cooperação para o desenvolvimento

O vice-representante da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Wang Min, apontou nesta segunda-feira (7) que os países em desenvolvimento enfrentam vários desafios, como o combate contra a pobreza, a geração de empregos e a melhoria da previdência social. Wang apelou à comunidade internacional para que fortaleça o apoio a esses países, durante uma reunião da Terceira Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários.

Wang Min - Chancelaria da China

Wang lembrou que a influência negativa da crise financeira internacional ainda se faz sentir. Além disso, instabilidades regionais e desastres naturais provocaram sérios desafios em vários países.

Para os países em desenvolvimento, a fome, a doença e a pobreza ainda constituem os principais problemas. Estes países, ressalta Wang, enfrentam tanto a falta de apoio financeiro do próprio governo quanto a falta de suporte tecnológico para a resolução de questões como a pobreza, desemprego e previdência social.

O representante chinês disse esperar que os países desenvolvidos cumpram com as promessas de apoio internacional, a fim de melhorar a vida dos povos de nações em desenvolvimento.

Por outro lado, devem respeitar o direito do desenvolvimento autônomo dos países, e não colocar condições irracionais para disponibilizar assistência.

Os pacotes de condicionamentos políticos e financeiros (como a pressão pela abertura de mercados e por reformas institucionais com modelo capitalista ocidental) são uma das críticas feitas aos programas de cooperação para o desenvolvimento de diversos países europeus e dos norte-americanos.

Em relação à China, Wang apontou que o país ainda tem uma tarefa árdua para alcançar um melhor desenvolvimento social. O representante afirmou ainda que o governo chinês quer reforçar a parceria com outros países e aumentar o intercâmbio de experiências, a fim de dar uma maior contribuição para o desenvolvimento global.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da redação do Vermelho