Dino fala sobre investimentos do Turismo no MA para especialistas

 

Flávio Dino fala sobre turismo no Maranhão

As ações pelo aumento do turismo internacional no Maranhão foram tema central da palestra ministrada por Flávio Dino na tarde desta sexta (04), em São Luís. Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desde meados de 2011, Dino elencou ações em diversas cidades e setores do turismo maranhense que tiveram apoio da Embratur, desde que foi iniciada sua gestão.

A agenda com especialistas, operadores e empresários do turismo maranhense foi um convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís. Lula Fylho, secretário da pasta, agradeceu os esforços feitos pela Embratur na parceria pelo incremento do turismo na capital.

Sobre as ações da Embratur no Maranhão, Flávio Dino ressaltou o crescimento dos investimentos da Embratur no estado. A partir de parceria com diversas prefeituras, Dino tem conseguido melhorar a divulgação dos destinos turísticos maranhenses em diversos setores: publicidade em diferentes países, produção jornalística a partir da vinda de jornalistas estrangeiros para o Maranhão e os esforços em torno da diversificação dos destinos maranhenses.

Outros pontos apontados por Flávio Dino foram a ampliação da participação de representantes do estado nas feiras internacionais; a promoção das festas juninas do Nordeste, incluindo o Maranhão. Neste ponto, coube destaque a participação do Boi de Morros em um evento aberto a toda a sociedade de Roma, que ficou encantada com a diversidade cultural maranhense. O Maranhão também faz parte do “Guia Turístico do Brasil” produzido pela Embratur, traduzido em 08 línguas.

Como um dos últimos investimentos da Embratur no Maranhão, Flávio Dino usou como exemplo a promoção da participação do escritor Benjamin Moser e 3 jornalistas norte-americanos na Feira do Livro de São Luís (FeliS). Ainda em 2013, a Embratur iniciou ações voltas às cidades de Godofredo Viana, Carutapera, Carolina e Imperatriz; além dos programas Vôos Regionais e Discover Brasil que também contemplaram o estado.

“Flávio Dino sempre colocou a Embratur a disposição de São Luís para estabelecer parcerias que beneficiam nossa cidade,” ressaltou. Lula ainda informou aos participantes que ainda este ano a Prefeitura de São Luís e a Embratur devem anunciar mais um projeto que promete ser mais um investimento para potencializar o turismo da capital.

Ao longo do evento foram debatidos temas que retrataram o panorama do turismo no Brasil. Flávio Dino elencou alguns dos entraves para o crescimento do turismo no país e avaliou o déficit da balança comercial como um dos desafios do crescimento da entrada de estrangeiros no Brasil.

Maranhão da Diversidade

O presidente da Embratur ressaltou que é preciso diversificar a imagem que o mundo tem do país. “Coqueiro, areia branca e mar tem no mundo inteiro. Nosso trabalho é para potencializar os investimentos do segmento sol e praia, mas também para mostrar nosso potencial nos segmentos ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural, turismo de eventos, entre outros”, explicou Dino.

Todas essas ações possibilitaram investimentos no setor turístico do Maranhão. Em 2011 os investimentos neste setor representavam cerca de R$ 643 mil, em 2013, a previsão total de investimentos é R$ 3 milhões. Liviomar Macatrão, ex-secretário de Turismo de São Luís, afirmou que a construção da imagem turística do Maranhão liderada pela Embratur tem muita eficácia, dando prisma diferente e mostrando uma interessante realidade do Maranhão para todo o mundo.

Nam Souza, empresário do turismo maranhense, avaliou que a atividade turística vai muito além da perspectiva do lazer, também existe a vertente da sustentabilidade. “O principal produto de venda de São Luís é o que nunca se conseguiu empacotar: o patrimônio. E ele está ao longo dos anos se deteriorando. Precisamos elaborar um protocolo para conservação do nosso patrimônio e das nossas praias”.

Neste ponto, Flávio Dino e Nam destacaram os investimentos feitos pelo Governo Federal através do PAC Cidades Históricas, que vai recuperar dezenas de casarões maranhenses, no intuito de manter a preservação de um dos mais importantes cartões postais do estado.