Porto Alegre realiza conferência; Frasson é reeleito presidente

O PCdoB do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre realizou no sábado (5), com grande êxito, sua conferência municipal. Com o auditório Dante Barone lotado, Adalberto Frasson foi escolhido para estar mais uma vez à frente do PCdoB porto-alegrense. A ex-presidente da UJS-RS, Ticiana Alvares, foi escolhida como vice-presidente da sigla na capital.

conferencia porto alegre - Beto Rivera

Em sua saudação a militância, a deputada federal Manuela D’Ávila destacou que o PCdoB vem crescendo cada vez mais, mas não perde a história de seus militantes. “Em sete anos saímos de uma bancada de um homem só na Câmara de Vereadores com Raul Carrion para dois deputados federais, um estadual, dois vereadores, além de disputar duas eleições majoritárias. Um partido que agora se prepara para a disputa de muitos espaços nas próximas eleições”. Como destacou Frasson, “esta conferência mostra a crescente influência política que o PCdoB exerce, fruto de uma correta política e da luta constante e dedicada da nossa valorosa militância”.

Recém filiado ao PCdoB, o jornalista André Machado se disse feliz pela escolha e ressaltou que não veio para a sigla apenas pelo convite de Manuela, mas porque acompanha há muito tempo a luta dos comunistas pela plena democracia. “uma democracia que luta pela igualdade. Por isso sou mais um militante do PCdoB. Um partido que tem campo e rumo definido”. 

Presente na conferência, o secretário nacional de Formação do partido e presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, discorreu sobre a década dos governos de Lula e Dilma, destacando programas sociais como o bolsa família, política de cotas e a distribuição de renda, que permitiram tirar mais de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza e da miséria, mas reafirmou a posição do partido de continuar lutando pelas reformas estruturantes que o Brasil precisa para avançar nas mudanças. O dirigente nacional destacou que o país precisa de uma nova arrancada por mais crescimento econômico e social, pois a desigualdades ainda persistem.

Além de escolher a nova direção, a conferência serviu para os militantes debaterem as teses do partido para o 13º Congresso, que ocorre de 14 a 16 de novembro em São Paulo, avaliar os 10 anos do governo federal, fazer um balanço dos dois anos da direção, que findou neste sábado, e projetar o futuro. Nos dias 12 e 13 de outubro ocorre em Porto Alegre a Conferência estadual do PCdoB do Rio Grande do Sul.

De Porto Alegre,
Barbara Paiva