Abertura da 13ª Conferência do PCdoB no Rio é realizada

 A abertura da 13ª Conferência Municipal do PCdoB na capital do Rio de Janeiro aconteceu na noite desta sexta-feira, 4 de outubro, na sede do Sindicato dos Bancários, no centro da cidade.

 
O auditório do SindBancários ficou lotado de comunistas para o início dos debates e apontamentos da Conferência. Lideranças, parlamentares, e militantes do PCdoB se reuniram em mais esse importante espaço democrático para colaborarem com a construção partidária.

A atual presidenta do partido na capital, Sônia Latgé, abriu os trabalhos saudando o conjunto da militância e convidando alguns camaradas para compor a mesa inicial, como o presidente estadual do PCdoB João Batista Lemos; o secretário nacional de comunicação, José Reinaldo; a secretaria municipal de políticas para as mulheres do Rio, Ana Rocha; a deputada estadual Enfermeira Rejane; o dirigente estadual do partido, Romário Galvão; e o secretário municipal de organização do PCdoB, José Roberto.

"Saúdo a todos e todas. Cada camarada, homem ou mulher, que está aqui trabalhou fortemente para termos uma conferência municipal vigorosa", destacou Sônia Latgé.

O presidente estadual do PCdoB, Batista, também saudou a militância e destacou a importância do processo do Congresso do PCdoB para o fortalecimento do partido e do país:

"O momento do congresso do partido é um momento sempre histórico, porque a história do PCdoB se confunde com a historia de luta do povo brasileiro contra a exploração do trabalho, luta pela sua emancipação, luta pelo socialismo em nosso país com a cara do povo brasileiro. É o momento de maior democracia e soberania de nossa militância.É muito importante que todos coloquem de forma sincera a opinião de vocês, para termos uma elaboração coletiva nós precisamos ouvir mais vocês. Esses dois dias serão de debate e de discussão para acharmos um caminho concreto para o PCdoB intervir também aqui na capital. Vamos dar um viva ao 13° Congresso e vamos ao trabalho", finalizou o líder comunista do Rio.

A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres da capital, Ana Rocha, enfatizou a importância da conferência do Rio de Janeiro e parabenizou a direção cessante:

"A conferência da capital é um espaço muito importante, é na capital que temos 40% do estado. Queria saudar a direção e parabenizar pela gestão e pelo esforço na construção e fortalecimento desse comitê do PCdoB na capital".

A deputada estadual Enfermeira Rejane também destacou a trajetória do partido e a importância da reflexão nesse momento de intenso debate:

"Quero saudar a todos e todas, esse momento é muito importante para nós militantes do PCdoB, porque é o momento de refletirmos sobre a conjuntura nacional, mas na perspectiva do nosso projeto. O PCdoB é um partido de mais de noventa anos e que muito nos orgulha pois construiu esse país. Esse é um momento que a militância tem para fazer uma reflexao do nosso trabalho nos movimentos sociais, à frente das instituições, no parlamento, e têm vários militantes que estão aqui fortalecendo esse partido".

A deputada federal, Jandira Feghali, passou por um pequeno procedimento cirúrgico e não pôde comparecer à Conferência, mas fez questão de gravar um vídeo para saudar a militância, em que reafirmou a importância do momento do 13° Congresso:

"Mando um abraço a todos que vivem esse que é o momento mais agudo da democracia partidária, momento em que ostentamos o melhor título no partido que é ser militante. Temos maturidade suficiente para não arriarmos nossa bandeira vermelha do socialismo e mantermos a união e a unidade desse partido. Nunca percamos a perspectiva de uma ideia na cabeça, emoção no coração e um vínculo profundo com o povo trabalhador desse país", destacou a parlamentar comunista.

Após as saudações, o secretário municipal de organização, José Roberto, realizou a leitura do regimento interno da 13º Conferência Municipal. Um destaque foi apresentado, entretanto o conjunto da militância aprovou por contraste visual o texto inicial proposto pela Comissão Política; bem como a composição da mesa diretora. Uma moção de apoio à greve dos profissionais da educação no Rio de Janeiro foi aprovada por aclamação pelos comunistas.

Em seguida, uma homenagem foi feita à presidenta Sônia Latgé em agradecimento aos anos de empenho à frente da direção do PCdoB da capital. A camarada foi saudada ao som de: "A Sônia foi pra a gente uma excelente presidente".

Em meio ao clima de euforia, um grande reforço às fileiras do PCdoB foi anunciado pela direção comunista: Adolfo Konder, ex liderança estudantil, que já esteve à frente de importantes pastas públicas; e nas últimas eleições municipais chegou, com expressiva votação, ao segundo turno do pleito para a prefeitura de São Gonçalo – um importantíssimo município da região metropolitana do estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro,com 860 mil eleitores; e abriga uma grande parte da massa trabalhadora do Rio de Janeiro. Adolfo entregou sua filiação ao presidente estadual do PCdoB e destacou a felicidade em se juntar à combativa militância comunista.

"Estou vendo aqui hoje companheiros que militaram comigo no movimento estudantil e fico muito feliz por nessa semana ter recebido o convite e o carinho desses amigos para me juntar ao PCdoB. Fico muito feliz de estar sendo recebido com carinho no PCdoB. Quero poder tocar um papel fundamental na região metropolitana, venho com a disposição de fazer o partido crescer, ajudar a construir um partido forte, especialmente em São Gonçalo e na região. Me sinto muito bem acolhido aqui no partido, muito feliz de estar ingressando hoje e de estar ao lado de amigos. Recebam um militante que vai trabalhar com muita disposição para o crescimento e o fortalecimento do partido", destacou o recém filiado ao PCdoB.

O Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo, foi o responsável pela apresentação das teses do 13° Congresso. O dirigente comunista também enfatizou a importância do momento e do trabalho coletivo:

"Fico muito honrado em estar aqui com vocês compartilhando esse momento ímpar do nosso partido. O congresso é o momento mais elevado da vida interna do partido, pois exercitamos da maneira mais plena a democracia partidária. É o momento em que nós exercitamos nossa inteligência coletiva, pois nosso partido é formado por trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, intelectuais, jovens e mulheres, todas as camadas do nosso povo; nosso partido é a expressão da visão das classes trabalhadores. Por isso dizemos em nossos Congressos que exercitamos a inteligência coletiva, e é essa inteligência que aprova, escreve, elabora, raciocina, debate e acaba formando um pensamento comum. O congresso é o momento em que exercitamos a unidade política, ideológica e orgânica do nosso partido; um partido que se une em torno de um pensamento, de uma ideologia, e em torno de um programa de ação. E essa unidade é fundamental para que tenhamos forças para atuar. O nosso partido é expressao de um interesse comum e coletivo (…). O Partido Comunista é uma estrutura permanente", salientou o dirigente do Comitê Central.

É importante frisar que o debate entre os comunistas da capital fluminense terá continuidade neste sábado (5). As emendas e proposições às teses serão realizadas e votadas; assim como a eleição da nova direção municipal do PCdoB e dos delegados para a 18ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil.

*Por Bruno Ferrari