Sede do Comitê de Bacias do entorno do Lago foi inaugurada hoje

“Este espaço representa a união de quarenta membros. Aqui teremos a oportunidade de discutirmos todos os assuntos que envolvem as bacias hidrográficas do entorno do Lago”, desta forma o representante do Comitê das Bacias Hidrográficas do Entorno do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães (CBHEL), Itamar Xavier, inaugurou a sede administrativa da entidade na manhã desta sexta-feira, 04.

Lutando por um espaço físico há cerca de 10 anos, a organização atenderá a partir de hoje, na Avenida Teotônio Segurado com a Avenida LO 9 – Área Verde da 402 Sul, no gabinete II da Prefeitura de Palmas, na Diretoria do Meio Ambiente. O comitê é composto por quarenta membros da sociedade dos vinte municípios, sendo: 40% de usuários; 30% do governo e 30% da sociedade civil organizada.

Para o prefeito em exercício, Major Negreiros, a contribuição da prefeitura de Palmas para o desenvolvimento das ações do comitê é fundamental para fortalecer os trabalhos referentes às bacias dos municípios envolvidos.

“Temos clareza de como devemos implantar e executar as políticas ambientais em nosso Estado e, para isso, não podemos deixar de envolver a sociedade civil organizada”, ressaltou o secretário Estadual de Meio Ambiente e presidente Estadual do Conselho de Recursos Hídricos, Alan Barbiero.

O evento previa ainda a 4ª Reunião Ordinária do Comitê, no entanto teve o encontro adiado para data ainda a ser definida. “Como a solenidade de inauguração se estendeu e a pauta prevista para a reunião é ampla, decidimos nos reunir em uma outra oportunidade”, explicou Xavier.

Participaram ainda, a diretora da Unidade Tocantins do Grupo Jaime Câmara, Fátima Roriz; delegada Estadual de Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), Ludmila Cristian Cezarino; secretário executivo do CBHEL, representante da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), Antônio Rodrigues e outras autoridades.

Isis Coutinho – Secom