Protesto em memória de massacre fere mais de 80 no México

Pelo menos 80 pessoas ficaram feridas e outras 75 foram presas durante um protesto na Cidade do México na quarta-feira (2) para lembrar o Massacre de Tlatelolco. O protesto, que já é uma tradição, neste ano se realizou com o apoio de professores e sob um forte esquema de segurança. Os manifestantes tomaram as ruas para exigir justiça 

Protesto em memória de massacre fere mais de 80 no México - AP

Além disso, 25 jornalistas foram agredidos durante os confrontos entre policiais e manifestantes, segundo a ONG Artigo-19. A maioria dos repórteres e fotógrafos agredidos, segundo a organização, é de órgãos independentes de imprensa. De acordo com o site de notícias Sin Embargo, havia policiais à paisana e foram utilizadas balas de borracha contra os manifestantes.

Segundo o secretário de governo do Distrito Federal, Héctor Serrano Cortés, 12 mulheres e 63 homens (entre eles, dois menores de idade) foram detidos. Ele afirmou também que 38 policiais foram feridos.

A marcha marcou o aniversário de 45 anos do massacre, que aconteceu após um protesto de estudantes que reuniu mais de 10 mil pessoas no centro da capital mexicana, em 1968, poucos dias antes da Olimpíada. Militares e paramilitares, sob o governo do presidente Gustavo Díaz Ordaz (1964-1970), abriram fogo contra os estudantes.

No protesto desta quarta, havia também, segundo o Sin Embargo, cartazes contra o presidente Enrique Peña Nieto e outros ex-presidentes do partido do chefe de Estado, o Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Da redação do Vermelho
Com informações do Opera Mundi e das agências de notícias