Diminui a desigualdade de renda no DF

Análise da Codeplan divulgada ontem foi produzida com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

A desigualdade de renda no DF foi reduzida nos últimos anos, conforme análise divulgada ontem pela Codeplan, produzida com base no índice de Gini, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE).

O indicador varia em uma escala de 0 a 1, e quanto mais próximo do zero estiver, menor é a desigualdade de renda. No DF, o índice apresentou melhora, ao passar de 0,598, em 2011, para 0,572, em 2012.

"É motivo para comemorarmos", enalteceu o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya. Segundo ele, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) já apontava essa tendência com a melhoria de renda nas faixas entre três e cinco e entre cinco e dez salários mínimos.

Segundo o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Osvaldo Russo, o trabalhador do DF tem o melhor rendimento do país, com média de R$ 2.654 mensais.

A pesquisa ainda mostra que a capital do país apresentou crescimento populacional de 1,53%, em 2012, superior ao aumento no resto do país (0,84%), ao registrar mais de 2,7 milhões de habitantes em 2012.

O envelhecimento de sua população também avançou 9,8%, número duas vezes que a média nacional, de 4,8%.

Quanto à migração para a capital, houve declínio, pois o número de residentes não nascidos no DF diminuiu – passou de 50,65% para 48,9%.

Segundo o presidente da Codeplan, o indíce não necessariamente se trata de redução do interesse pelo DF e dimuninuição fo fluxo migratório. "Muitos migrantes têm ido morar em cidades da região metropolitana, como Águas Lindas, Valparaíso, Novo Gama e Santo Antônio, em busca de menor custo de vida", detalhou.