Parlamentares do PCdoB destacam importância do Outubro Rosa

Em discurso no Senado Federal, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é procuradora da Mulher no Casa, saudou o início da campanha Outubro Rosa em diversas cidades do planeta. Na Câmara, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina, ressaltou a importância da divulgação de ações desse tipo, porque a detecção precoce aumenta em muito as chances de cura.


Foto: Roberto Soares/Alepe

“O objetivo dessa campanha é sensibilizar, conscientizar as mulheres para a necessidade da prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama, infelizmente, é o câncer que mais tira vidas de mulheres em nosso país”, disse Vanessa.

Ela disse ainda que a prevenção ao câncer de mama permite detectar a doença com antecedência, aumentando as chances de cura. “Homens e mulheres, cada vez mais, precisam se cuidar de forma adequada”, afirmou.

Jô Moraes ratificou as palavras da colega senadora: “É importante a divulgação da campanha para prevenir e combater o câncer de mama, um mal que ainda atinge muitas mulheres. É importante também que o estado faça sua parte, facilitando o acesso a serviços de saúde preventiva, como a mamografia, mas também é importante que a mulher se conscientize da necessidade do autoexame”, disse Jô Moraes.


Deputada Jô Moraes. Foto: Alexandra Martins/Agência Câmara de Notícias

Homens na campanha

O deputado João Ananias (PCdoB-CE), que é médico e ex-secretário de Saúde do Ceará, também dedicou seu discurso no plenário da Câmara para destacar a importância da campanha. “Nos últimos cinco anos, o Outubro Rosa vem se alastrando por todo o nosso País, com manifestações cada vez mais largas da sociedade em torno da prevenção do câncer de mama, doença que mais mata mulheres por tumor no Brasil. Perde apenas das doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, disse o parlamentar.

Segundo ele, a campanha desempenha importante papel ao conclamar a população, empresas e entidades a participarem de ações voltadas para à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) também se manifestou sobre a importância da campanha nacional que esclareça a população em relação ao câncer de mama e estabeleça ações de combate à doença. “O Outubro Rosa é muito bem-vindo entre nós, e vamos festejá-lo com ações concretas, objetivas do Parlamento e também do Governo brasileiro, que tem dado toda a atenção à causa da saúde da mulher em nosso País”, disse.

Legislativo de Pernambuco

Durante todo o mês de outubro, o prédio-sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (foto no alto da matéria) ficará iluminado de rosa, como forma de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A iluminação especial integra o Legislativo pernambucano à campanha mundial Outubro Rosa.

Fontes: Portal Vermelho e site da Alepe