Governo de Fukushima analisa radioatividade em usina nuclear

A cidade japonesa de Fukushima anunciou nesta quinta-feira (3) que analisará por conta própria o impacto dos vazamentos radioativos da central nuclear, diante do fato de um novo escapamento de água contaminada.

A determinação do governo local ocorreu após uma conversa com a direção da empresa que opera a central, a Tóquio Electric Power (Tepco), que informou sobre o vazamento de 430 litros de água contaminada de outro tanque de armazenamento para o mar.

De acordo com uma nota da rede de televisão NHK, na reunião o prefeito de Fukushima, Yuhei Sato, recordou que o vazamento ocorreu depois que o presidente da Tepco, Naomi Hirose, assegurou priorizar o gerenciamento da água contaminada.

Durante o encontro, as autoridades provinciais afirmaram que medirão, a partir de amanhã, a radiação perto das bocas do sistema de drenagem da central.

Além dos vazamentos detectados nos tanques de armazenamento da água usada para esfriar os reatores, estima-se que a planta libera diariamente ao oceano cerca de 300 toneladas de líquido radioativo, acumulado dentro das instalações em consequência de danos estruturais provocados pelo terremoto e tsunami de março de 2011.

Fonte: Prensa Latina