Comitê de Bacias terá sede em Palmas

Após a 4ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Entorno do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães (CBHEL) que acontecerá nesta sexta-feira, 04, das 8 às 10h30, no Espaço de Convivência no Gabinete II do Prefeito, será inaugurada a sede administrativa do CBHEL no mesmo local, a partir das 11 horas.

Inicialmente, os representantes discutirão assuntos como a participação do comitê no Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (Encob); a busca de informações sobre o processo de Licenciamento Ambiental do aterro sanitário particular no município de Porto Nacional; apresentação do uso do solo próximo a uma nascente, para parcelamento do solo no município de Fátima; e, ainda, obter conhecimentos formais sobre o vazamento do esgoto sanitário no coletor tronco, próximo ao córrego Água Fria, em Palmas.

Em seguida, os membros seguirão para a solenidade de inauguração da sede administrativa do comitê. Para o presidente do CBHEL, Itamar Xavier, este será um marco para o comitê. “Esperamos que esse espaço físico possa dinamizar as ações do grupo que são muitas, pois atuamos com vinte municípios do entorno do Lago, logo possuímos muitas demandas”, ponderou Xavier.

CBHEL

Em novo endereço, na Avenida Teotônio Segurado com a Avenida LO 9 – Área Verde da 402 Sul, o Comitê é composto por quarenta membros da sociedade dos vinte municípios, sendo: 40% de usuários; 30% do governo e 30% da sociedade civil organizada. As vagas do Governo são distribuídas entre os municípios, o Estado e a União; os usuários são todos aqueles que utilizam os Recursos Hídricos (Usina Hidrelétrica, Captação e tratamento de água, disposição de efluente de esgotamento sanitário, irrigação, piscicultura, empresas de turismo e navegação e Cooperativas); dentre os membros da sociedade civil estão as Organizações Não Governamentais (ONG’s), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP's), Sindicatos, Associações de Profissionais, Colônia e associação de Pescadores, Brigada de Incêndio, bem como as Organizações Técnica e de Ensino e Pesquisa.

Isis Coutinho