Rosalba é vaiada durante entrega de novas unidades do IFRN

A presidente Dilma veio pessoalmente inaugurar os novos campi e ainda participou da formatura de alunos do Pronatec. Enquanto houve aplausos à presidente, os presentes não pouparam a governadora democrata, Rosalba Ciarlini, que foi vaiada desde o momento em que foi anunciada até o final de seu discurso.

                                                                                       César Augusto/Nominuto.com
Durante a cerimônia de inauguração dos três novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em Ceará-Mirim, na manhã desta quarta-feira (2), sindicalistas foram barrados de entrar com bandeiras ou faixas pelo forte esquema de segurança montado para a recepção da Presidenta Dilma Rousseff e tiveram que se contentar com as faixas fixadas em frente ao novo prédio. Mas quem não escapou dos protestos foi a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que foi vaiada em todo seu discurso pelos alunos do IFRN.
                                                                                      César Augusto/Nominuto.com
Estudantes vaiou Rosalba durante todo o discurso

 

Com essas três novas unidades do IFRN construídas nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama, agora são 19 ao total no Estado, destas 17 foram viabilizadas a partir do Governo Lula. Os novos campi são parte da terceira fase de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica do IFRN e terá capacidade para atender até 1.200 alunos cada um.

A solenidade contou ainda com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, diretores do Instituto, além de prefeitos das cidades beneficiadas pelo Governo Federal e alguns deputados que participaram da luta pela realização desses projetos.

Na ocasião da cerimônia, Dilma destacou a importância do ensino técnico no Brasil e comemorou a destinação de parte dos royalties do petróleo para a educação. Além disso, a presidente ainda fez a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a cerca de 3.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Os cursos foram oferecidos pelo IFRN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de instituições do Sistema S, como Senac, Senat e Senai.

De Natal, Gilson Sá – jornalista