Centro Loreta Valadares ganha nova sede em Salvador

Na noite da segunda-feira (30/09), as mulheres vítimas de violência ganharam um importante equipamento de acolhimento e atenção em Salvador. O Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) ganhou uma sede nova, localizada na praça Almirante Coelho Neto, nos Barris. A ação inicia as atividades do Outubro Rosa na capital baiana.

Durante a inauguração, a superintendente de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Salvador (SPM), Mônica Kalile, informou que, em breve, dois novos Centros de Referência e uma Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência serão implantados na cidade. O CRLV é um serviço público e gratuito de prevenção e atendimento psicológico, social e jurídico a mulheres que sofrem violência.

Para Carlos Valadares, viúvo de Loreta Valadares, o Centro de Referência foi uma das primeiras conquistas das mulheres no âmbito institucional. “No Centro, mulheres que sofreram violência física, psicológica ou verbal têm a possibilidade de afastar a pessoa que causou o mal.” E completa: “Essa unidade ainda é responsável pela aplicação da Lei Maria da Penha em outro nível”.

Sobre a escolha em homenagear a comunista Loreta Valadares, Carlos afirma que isso se deu pelo importante papel que ela desenvolveu durante toda a sua vida no sentido de buscar melhores condições e a emancipação das mulheres.

CRLV

O Centro foi implantado em um imóvel de 508 m², composto por sete salas de atendimento, sendo uma delas para idosas e cadeirantes, brinquedoteca destinada aos filhos de mulheres vítimas de violência e uma sala de projeção de vídeos e reunião dos grupos temáticos. A unidade abriga ainda o Centro de Informação e Documentação em Gênero. A cor lilás, que simboliza o feminismo, está presente na fachada e na iluminação cênica.

A unidade conta com cinco assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, uma advogada e duas estagiárias em Direito, que ajudarão a dar suporte às mulheres agredidas. No local, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) terá uma sala de atendimento para encaminhar os processos envolvendo casos de violência contra a mulher.

A primeira sede foi inaugurada em novembro de 2005. O Centro resulta da luta do movimento organizado de mulheres de Salvador, e é uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.

Loreta Valadares

Loreta participou bravamente da luta contra a ditadura militar. Nos anos 80, foi professora de Ciência Política da UFBA e da Escola do PCdoB, em cursos nacionais e na Bahia. Líder emancipacionista, Loreta deixa uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no Brasil. Também em sua homenagem, foi fundada a Escola de Formação Loreta Valadares, seção estadual-BA da Escola Nacional do PCdoB.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro