Campinas debate teses do Congresso e elege nova direção

O debate sobre as teses do Comitê Central ao 13° Congresso Nacional do PCdoB dominou as discussões da Conferência Municipal de Campinas, realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no plenário da Câmara. A atividade contou com a presença do presidente estadual do Partido, Orlando Silva.

confe - Agildo Nogueira Junior

O processo de Conferência mobilizou mais de 900 militantes em 42 reuniões de organismos de base realizadas nas cinco regiões de Campinas, além das plenárias de filiados. Campinas também foi sede de um encontro regional que reuniu centenas de militantes e dirigentes e contou com a presença do presidente nacional do Partido, Renato Rabelo na apresentação das Teses.

Durante a Conferência, o historiador comunista Augusto Buonicore foi responsável por apresentar e provocar o debate sobre as Teses. O resultado de todo esse esforço foi a aprovação de um conjunto de propostas de emendas ao documento.

Os delegados presentes fizeram uma avaliação dos trabalhos do Comitê cessante, cuja gestão teve início na Conferência de 2011, em plena crise política municipal que levou à cassação do prefeito e do ex-prefeito a partir de um golpe articulado pelas forças conservadoras. A avaliação é que as ações do Partido foram exitosas no enfrentamento da questão e conduziam a legenda a um novo patamar na política municipal. Porém, foram identificados problemas na ação e organização de algumas frentes de atuação. A partir dessa análise surgiram propostas de resoluções à próxima direção, que têm o objetivo de superar tais contradições.

Antes da divulgação do resultado da votação que elegeu a nova direção, o presidente do Comitê Municipal cessante, Sérgio Benassi fez uma homenagem a dois militantes falecidos este ano – José Jorge Clemente de Souza e Laércio Moreno de Lima. Ambos, a seu modo e de acordo com suas habilidades, demonstraram ser grandes militantes e defensores da causa socialista. Sua partida deixou um vácuo político entre os comunistas.

A nova direção municipal ficou assim composta:

– Adalto Inácio Anunciação;
– Agildo Nogueira Junior;
– Aline Rodrigues Teixeira;
– Augusto Cesar Petta;
– Antonio Carlos Artioli;
– Cleudiran Sales Dias (Cléo);
– Danilo Ciaco Nunes;
– Emerson de Oliveira Martins;
– Fernando Vaz Pupo;
– Flávio Costa Vieira;
– Gabriel Guedes Rapassi;
– Gustavo Lemos Petta;
– João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko);
– Leila Andreia Benjamim;
– Lejeune Mirhan G. Xavier de Carvalho;
– Liliane Maria de Oliveira;
– Maria de Fátima Marques Barreto;
– Mara Arlete Aparecida Araújo;
– Marcia Regina Quintanilha;
– Maria Alice Cherubim;
– Marina Ruiz Cruz;
– Paulo José Nobre;
– Pedro Benedito Maciel Neto;
– Ronaldo de Souza;
– Rubens Cesar Pereira de Campos Vergueiro;
– Sergio Benassi;
– Vitor André Ferreira da Silva.

De Campinas, Agildo Nogueira Junior