Prazo para filiações partidárias movimentam os bastidores

 

A semana será de intensa articulação para os políticos que ainda não definiram por qual legenda vão disputar as eleições de 2014. Após as festas que PCdoB e PDT promoveram na sexta-feira (27) e no sábado (28) para receber Othelino Neto e Rosângela Curado, respectivamente, e do PEN – Partido Ecológico Nacional – abrir suas portas para novas lideranças, no domingo (29), agora chegou a vez dos que ainda fazem cálculos para saber por qual legenda possuem maiores possibilidades de conseguir o mandato na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

Nos últimos dias que restam para as filiações partidárias, o prazo expira dia cinco de outubro, todas as atenções estarão voltadas para os passos que darão os deputados Bira do Pindaré (PT), Hélio Soares (PP) e Domingos Dutra (PT). O primeiro deve anunciar amanhã (01) ou na quinta-feira o partido para o qual vai transferir sua filiação. O parlamentar recebeu convite do PDT, PSB e PCdoB e analisa por qual das três siglas vai tentar renovar o mandato em 2014. Hélio por sua vez, segundo comentam nos bastidores, a convite do vice-governador Washington Oliveira, deve trocar o PP pelo PT.

Filado ao Partido Popular, Hélio encontra-se em situação delicada. O parlamentar sempre fez política atrelado ao grupo Sarney e consequentemente filiado a um partido da base aliada aos governos oligárquicos, mas desta vez o PP rompeu com o péssimo governo de Roseana e seu principal dirigente no estado, deputado federal Waldir Maranhão, já integra o movimento Diálogos pelo Maranhão, caravana que está percorrendo o estado, discutindo os problemas regionais com as comunidade e pregando a candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), ao governo em 2014.

O deputado Domingos Dutra é outro parlamentar que ainda não sabe por qual legenda vai buscar a reeleição ou a candidatura ao Senado Federal. Integrante do comando nacional da Rede Sustentabilidade, o parlamentar disse que se o novo partido não conseguir a legalização, só tem uma certeza: “Não fico no PT arranchado na fazenda do Sarney e com cheiro de esterco”, adianta.

Dutra deve transferir sua filiação para um dos partidos do arco de aliança da oposição. Como possui mandato e somente poderá sair do PT para um novo partido, caso o projeto de legalização de Rede não seja concretizado, tudo indica que o caminho do ex-petista será o Solidariedade, outra legenda que deverá se aliar ao PCdoB, PDT, PSB e PTC na luta para derrotar o grupo que levou o estado ao fundo do poço e implantar as mudanças que a população exige para que o Maranhão volte a se encontra com o desenvolvimento.

Resta a definição de alguns parlamentares da base governista que, com medo da concorrência, ainda tentam conseguir autorização para transferir a filiações para os partidos considerados nanicos, mas sem risco da perda do mandato. Afonso Manoel, por exemplo, tentou trocar o PMDB pelo PSD, mas diante da ameaça do partido reivindicar o mandato, desistiu de mudar de legenda.

Fonte: Blog Jorge Vieira