Chefe de segurança de Uribe é preso na Colômbia por narcotráfico

Flavio Buitrago, chefe de segurança da presidência da Colômbia durante o governo de Álvaro Uribe (2002-2010), foi detido nesta segunda-feira (30) acusado de envolvimento com lavagem de dinheiro e de supostas ligações com o traficante Marco Antonio Gil Garzón, conhecido como "El Papero", segundo informações das agências de notícias.

Chefe de segurança de Uribe é preso na Colômbia por narcotráfico - El Tiempo

Buitrago, preso a pedido do Ministério Público, é o segundo ex-chefe de segurança do governo de Uribe que é processado por supostas ligações com o tráfico de drogas.

O primeiro a ser detido foi o chefe de polícia aposentado Mauricio Santoyo, condenado em dezembro de 2012 por um juiz dos EUA a 13 anos de prisão e 125 mil dólares em multas após se entregar e negociar pelo desaparecimento das acusações de tráfico de drogas dos arquivos. Santoyo foi enviado para uma prisão de segurança média no estado da Flórida.

Buitrago era investigado por sua relação com "El Papero", um narcotraficante que se fazia passar por comerciante no centro da Colômbia e que foi condenado em 12 de setembro a seis anos de prisão pelo envio de carregamentos de droga de Medelín para Houston.

O Ministério Público decidiu pedir a prisão de Buitrago, porque ele foi incapaz de comprovar a origem de mais de 600 milhões de pesos (313.373 dólares) em suas contas.

Na saída da audiência depois de sua prisão, Buitrago disse à imprensa local que a promotoria vai apresentar um conjunto de provas para comprovar a legalidade da aquisição de seus bens.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias EFE e BBC