Propostas aprovadas no OP serão incluídas na LOA 2014

Foi apresentado, na manhã desta terça, 23, o relatório com o balanço das plenárias do Ciclo 2013 do Orçamento Participativo. Além de secretários de várias pastas, estiveram presentes os vereadores Leonardo Chaves, Ricardo Liberato, Heleno do Inocoop, Gilberto de Dora, Zé Ailton, Edjailson, Rozael, Romildo Oscar e Marcelo Gomes.

O Ciclo 2013 do OP foi realizado entre os dias 25 de julho e quinze de setembro. No total, foram realizadas 37 plenárias abrangendo a zona urbana e a zona rural, com a participação de quase nove mil caruaruenses, sendo 1010 participantes das plenárias preparatórias, três mil das deliberativas e 4450 formulários entregues.

45 propostas foram aprovadas e serão incluídas na Lei Orçamentária Anual, LOA, que definirá o orçamento para o ano de 2014. “Em novembro, haverá o fórum de delegados, onde as propostas serão hierarquizadas, ou seja, que obras devem ser feitas primeiro”, explicou a Secretária de Participação Social, Louise Caroline.

O diretor do Orçamento Participativo, Lino Portela, ressaltou que a construção do OP foi uma experiência única. “A nova cultura política, uma das diretrizes dessa gestão, já está nas ruas e pude comprovar o que estou dizendo in loco”, disse.

O prefeito José Queiroz destacou a participação da população, dos secretários, em especial de Anselmo Pereira (Desenvolvimento Rural) e Aparecida Souza (Saúde), que participou de todas as plenárias deliberativas nos grupos de trabalho sobre a saúde, e dos vereadores que entenderam a importância do projeto ao longo do processo. “O OP era um tabu para os vereadores, mas acredito que conseguimos vencer, afinal, os líderes das comunidades são ligados aos vereadores”, afirmou.

De acordo com o relatório, das 45 propostas aprovadas, 33% dizem respeito à saúde; 30% à infraestrutura e 26% à educação.

Fonte: Site da Prefeitura de Caruaru