FMG lança livro sobre a biografia do comunista Pedro Pomar

Aconteceu na última quarta-feira (25), no auditório do Instituto de Artes do Pará – IAP em Belém, o lançamento do livro “Pedro Pomar – Ideias e Batalhas” que resgata a memoria e a biografia do comunista nascido na cidade de Óbidos, oeste paraense.

Lançamentodo Livro "Pedro Pomar"

 O livro é de autoria do escritor e jornalista Osvaldo Bertolino que também é pesquisador da Fundação Maurício Grabois.

O autor buscou retratar a historia do comunista paraense Pedro Pomar, sua importância política, sua luta e abnegação em defesa de um Brasil soberano, livre, independente e socialista. Pomar foi um lutador da liberdade, enfrentou duas ditaduras em nosso país, participou da Guerrilha do Araguaia, militante e dirigente comunista abnegado, foi assassinado em uma ação criminosa pelas balas da ditadura militar, episódio conhecido como a “Chacina da Lapa” na década de 70.

Sem dúvidas essa biografia de Pedro Pomar é uma contribuição histórica a luta dos comunistas e também o resgate dos heróis do povo paraense e do povo brasileiro, assim como tantos outros exemplos que temos o orgulho de tê-los como irmãos de nosso lindo e grandioso Pará, como: João Amazonas, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes e tantos outros lutadores nascido em terras paraenses. Realmente um livro que te prende e fascina do inicio ao fim.

No mesmo evento foi instalado a Sessão Pará da Fundação Maurício Grabois e apresentados seus dirigentes. A executiva é composta por: Eneida Guimarães, Edval Bernardino Campos, Maria do Socorro Ferreira, Humberto Mariano, Jureuda Guerra e Paulo Fonteles Filho. A entidade conta também com um Conselho Consultivo composto por: Joaquina Barata, Carlos Alberto, Michel Sodré, Marcelo Sarraf, José Maria Reis e Jorge Farias.

Participaram da mesa de abertura do evento a vereadora de Belém Sandra Batista; representando o reitor Juareis Quaresma da UEPA o professor Paulo Guerreiro; representando a reitora Ana Celia da UNAMA a professora Estela de Morais, representando a UFPA, contamos com a presença do pró-reitor Fernando Artur, pelo comitê estadual do PCdoB seu presidente Jorge Panzera; Osvaldo Bertolino escritor do referente livro e Eneida Guimarães que coordenou o evento.

Logo após a apresentação do vídeo documentário sobre Pedro Pomar foi servido um coquetel e aberto para assinatura do autor.

De Belém, Moisés Alves