Putin faz balanço das manobras militares russo-belarussas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu uma avaliação positiva às manobras russo-belarrussas Ocidente 2013, designando-as de um novo passo rumo à garantia da compatibilidade operacional das Forças Armadas do Estado aliado.

“As tropas mostraram um nível de coordenação bastante elevado e atuaram bem em conjunto no cumprimento das missões de treino e combate”, frisou ele a propósito do resultado dos exercícios.

Esta quinta-feira os dois presidentes acompanharam o decurso das manobras. Estiveram em dois polígonos: perto de Grodno (Belarus) e na região de Kaliningrado (Rússia).

Os líderes acompanham as manobras, encontrando-se num posto de comando no litoral do mar Báltico, onde se realiza um simulacro de libertação dum barco capturado por terroristas. A missão dos militares é dificultada por uma tempestade com chuva.

As grandes manobras Ocidente 2013 realizam-se em cinco polígonos de ambos os países, com a participação de 22 mil efetivos, mais de 500 veículos blindados, 90 aviões e helicópteros e 10 navios.

Fonte: Voz da Rússia