Aliança do Pacífico quer ofuscar Celac e Unasul, diz analista

A Aliança do Pacífico, bloco formado por Colômbia, Chile, Peru e México realizaram, nesta quinta-feira (26) um evento paralelo à 68 ª Assembleia Geral da ONU para convencer empresários a investirem no bloco. Para o analista político Salvador Muñoz, em entrevista à Russian Today, a aliança busca ofuscar inciativas como a Unasul e a Celac.

Para analista, aliança só tem sentido para os Estados Unidos/ Foto: Presidência do Peru

Os líderes do bloco — formado por países alinhados aos Estados Unidos e adeptos de políticas neoliberais — debateram formas de reforçar a aliança e apresentaram seus benefícios e oportunidades de investimento para mais de 200 empresários dos Estados Unidos.

Leia também:
Morales propõe julgamento de Obama por crimes contra a humanidade
Cristina Kirchner critica dupla moral sobre armas químicas
Pepe Mujica: “deus mercado organiza a economia e a felicidade”

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, liderou as discussões, a Colômbia tem a presidência pró-tempore da aliança. A reunião não contou com a presença do presidente do México, Enrique Peña Nieto, que frequenta uma grave emergência devido às fortes inundações que assolam seu país.

"Eu acho que essa parceria tem pouco significado para os países que a compõem, exceto para os EUA. É uma aliança que não propõe nada de novo quanto aos acordos comerciais que estes países já têm entre eles", avaliou o analista.

"O objetivo (…) é tirara a legitimidade dos processos de integração como a Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos], como a Unasul [União das Nações Sul-Americanas], que se desenvolveram nos últimos anos na América Latina", diz Guajardo.

Da Redação do Portal Vermelho,
Vanessa Silva, com informações da RT