Santa Catarina precisa mudar sua política de prevenção

Deputada Estadual Angela Albino pede agilidade na tramitação de projetos para prevenção de desastres naturais

A Deputada Estadual Angela Albino (PCdoB) está pedindo agilidade na tramitação de dois projetos de lei, propostos e apresentados por ela, sobre prevenção de desastres naturais e de condições climáticas. Os projetos preveem o mapeamento das áreas de risco dos municípios, com levantamento detalhado e, o outro cria o Programa de Educação de Proteção e Defesa Civil, para preparar a população a enfrentar situações de calamidade.

Até a tarde desta segunda-feira (23), a Defesa Civil já contabilizava mais de 20 mil pessoas atingidas em decorrência das fortes chuvas que castigam o estado. Somente em Blumenau, mais de 12,3 mil pessoas estavam desabrigadas. Seis cidades decretaram situação de emergência – Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.

“A necessidade de um mapeamento com levantamento detalhado das áreas de risco dos municípios em Santa Catarina é de grande relevância para a população, além de ensinar noções de proteção e Defesa Civil nas escolas da rede pública e privada de ensino fundamental e médio. Santa Catarina não pode mais esperar, precisa agir”, defendeu a deputada.

De acordo com o projeto de mapeamento, entre as ações estão a marcação das áreas alagáveis, áreas de risco de enchentes, áreas ocupadas com risco de desmoronamento, além de entrevistas com a população e trabalhos de campo específicos com descrição em detalhe de todo território dos municípios. Já o projeto educacional é complementar e prevê a inclusão de conteúdo interdisciplinar nas escolas da rede pública e privada de Santa Catarina e nas atividades extra-curriculares, além de noções de como se proteger em desastres decorrentes das condições climáticas adversas.

Dados do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 2010, da Defesa Civil, mostravam que Santa Catarina apesar de ocupar 1,2% do território nacional, registrava em média 13% de todas as ocorrências de desastres naturais do Brasil ficando em 3º lugar no ranking nacional, com registros de enchentes, ressacas, estiagens, tornados e deslizamentos