Cuba põe em marcha projeto econômico mais importante do país

O governo cubano publicou, nesta segunda-feira (23), as regras do funcionamento da Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) Mariel, classificada como uma obra fundamental “para o presente e o futuro econômico do país”. As zonas permitirão ao país aumentar a exportação, a substituição efetiva de importações, os projetos de alta tecnologia e de desenvolvimento local, assim como gerar fontes de emprego.

Em janeiro deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente cubano Raúl Castro, numa visita às obras de ampliação do Porto Marie /Foto: Ricardo Stuckert

As regras começam a valer para a ZED de Mariel em 1º de novembro. O complexo, localizado na região oeste de Havana, é o mais importante projeto de infraestrutura em construção em Cuba e é financiado, majoritariamente, por recursos brasileiros oriundos do BNDES, que emprestou quase US$ 700 milhões para a reforma do porto, que seráinaugurado pela presidenta Dilma Rousseff em janeiro de 2014.

A ZED de Mariel é a principal aposta do governo de Cuba para tentar se aproveitar da situação geográfica do país num futuro pós-ampliação do canal do Panamá, previsto para 2015, e sem embargo econômico dos EUA.

A Fenavid, empresa brasileira de vidro, e farmacêuticas já demonstraram interesse em se instalar na ZED, a 40 km de Havana. Outras empresas já instaladas em Cuba, como a Souza Cruz, discutem transferir projetos de expansão para a área.

Com informações do jornal Granma e da Folha online