Argentina defende que Mercosul feche acordos com a União Europeia

O governo argentino, por meio de um comunicado divulgado na imprensa nesta terça-feira (24), reiterou seu interesse de que o Mercosul e a União Europeia (UE) concretizem um acordo de associação política e comercial.

O comunicado do Ministério da Indústria afirmou que “o governo retifica seu interesse de avançar numa negociação equilibrada para beneficiar ambas as partes”.

De acordo com o texto, o governo da presidenta Cristina Kirchner ressaltou que o acordo deve “exigir da UE a efetiva ampliação do Tratado Especial de Diferenciado em favor do Mercosul tem levado em conta as diferenças existentes em material de desenvolvimento econômico relativo entre ambos os blocos”.

A posição da Argentina em relação às negociações com a UE foi ratificada pelo governo durante um seminário realizado com empresários locais. A expectativa é que até 15 de outubro sejam realizadas reuniões técnicas entre representantes do governo argentino e do setor produtivo para debater o assunto.

De acordo com o Ministério da Indústria, o objetivo do país é “avançar na oferta que será feita pelo país, tendo como base as premissas acordadas entre os sócios do Mercosul para conquistar o acesso ao mercado europeu e preservar as ferramentas de política interna que permitam à região e à Argentina continuar com o processo de reindustrialização iniciado em 2003”.

As negociações entre a UE e o Mercosul para a efetivação de um acordo de associação baseado na cooperação, diálogo político e liberdade comercial foram iniciadas em 1999, mas foram suspensas em 2004 devido à “falta de avanço”. O assunto foi retomado em meados de 2010 e segue em andamento.

Com Infolatam