Presidente sírio reafirma decisão pelo desarmamento químico 

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, insiste no firme compromisso de seu país em cumprir o tratado sobre o desarmamento químico, e disse não estar preocupado com uma possível resolução pactuada entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.  

"Não estou preocupado", afirmou neste domingo (22) o chefe de Estado sírio em uma entrevista concedida à televisão pública chinesa CCTV. 

Assad argumentou que a China e a Rússia, aliados da Síria no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, desempenham um papel fundamental no organismo e vetarão qualquer pacto que autorize uma intervenção militar no país árabe.

Segundo Assad, os EUA, o Reino Unido e a França, também integrantes do Conselho de Segurança, com seus intentos de apresentar um rascunho de resolução contra a Síria e forçar Moscou e Pequim a apoiar este tipo de resolução, “estão tentando converter-se em ganhadores de uma guerra contra a Síria, seu inimigo imaginário".

O presidente sírio recordou também que "desde sua independência, a Síria tem cumprido todos os tratados internacionais que assinou". "Honraremos tudo o que viermos a assinar", enfatizou, referindo-se ao pacto alcançado pelos EUA e a Rússia sobre o desarmamento químico.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, na sigla em inglês) confirmou no último sábado (21) que recebeu do governo sírio toda a informação relativa a seu programa de armas químicas.

Hispan TV