Municípios da Grande Teresina deverão reduzir preços de passagens

A deputada Flora Izabel (PT) apresentará nesta segunda-feira (23) requerimento para realização de audiência pública sobre a redução no preço da passagem do transporte coletivo em todos os municípios da Grande Teresina.

A audiência tem previsão de ocorrer no próximo dia 25 de setembro e reunirá as Comissões de Administração Pública e Política Social, Infraestrutura e Política Econômica e Defesa do Consumidor e Meio Ambiente. Atualmente os municípios de Altos e José de Freitas já reduziram o valor das passagens.

Devem participar das discussões o secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, prefeitos e vereadores dos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Teresina, Pau D Arco e União.

Também foram convidados para a audiência pública representantes dos usuários de transporte dos municípios da Grande Teresina e o promotor de Justiça Fernando Santos.

Segundo a deputada, já existe a Lei Complementar nº 112, de 19 de setembro de 2001, "que garante tarifa diferenciada para a passagem dos estudantes e trabalhadores dos municípios da Grande Teresina, mas os empresários do setor deixam de atender a população nesse trecho".

Atualmente, a Prefeitura de Altos aprovou uma lei que rebaixou o preço da tarifa dos estudantes para R$ 2,40 a partir de um subsídio de 20%. A Prefeitura de José de Freitas está concedendo R$ 20 mil mensais para reduzir a tarifa. A audiência pública tem a finalidade de fazer cumprir a lei que beneficia trabalhadores e estudantes das 14 cidades da Grande Teresina. São mais de 1 milhão de moradores nestes municípios.

Subsídios – A Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE) apresentou uma proposta ao governador Wilson Martins e ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, para a concessão de subsídios na tarifa do transporte coletivo na região da Grande Teresina. A deputada Flora Izabel participou do encontro. Os prefeitos municipais também participaram dos debates sobre a redução da tarifa do coletivo, mas não chegaram a uma solução definitiva.  

Fonte: Alepi