Debate político terá prioridade no Festival Mundial da Juventude 

O debate político será o ponto alto do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que acontecerá em dezembro nesta capital, afirmou a presidenta do comitê preparatório do evento, Luisa Pazmiño, em declarações aos meios de comunicação nesta sexta (20).

A jovem militante do partido dirigente Movimento Aliança País disse que sobre a América Latina serão discutidos temas específicos como o processo de paz na Colômbia, a situação dos estudantes no Chile e o processo equatoriano.

Também serão analisados temas políticos de outras regiões do mundo, agregou Pazmiño, que disse que é esperada a presença de sete mil delegados internacionais e mais cinco mil do Equador.

A presidenta do Comitê Nacional Preparatório do evento recordou que, como já é habitual, será instaurado também o Tribunal Anti-imperialista para denunciar e julgar, disse, as atrocidades do império (Estados Unidos).

O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que acontece de 7 a 13 de dezembro, demonstra que os jovens de esquerda de todo o mundo estão organizados e não se deixarão influenciar muito facilmente, afirmou Pazmiño.

De acordo com a jovem equatoriana, a Federação Mundial da Juventude Democrática decidiu em 2012 que o Equador seria a sede da 18º edição do evento, em reconhecimento a todas as transformações sociais que vêm ocorrendo no país com a Revolução Cidadã, impulsionada pelo presidente Rafael Correa.

Pazmiño esclareceu que, paralelamente ao debate político, também haverá uma agenda cultural e esportiva.

Prensa Latina