Agricultores carentes receberão sementes

Dentro da proposta de combate a extrema pobreza, a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Emater realizarão a doação de sementes e fertilizantes minerais para agricultores familiares de baixa renda do Distrito Federal. Serão 700 beneficiados para a produção da safra 2013/2014.

"Nosso objetivo é, além do autoconsumo, proporcionar que estes agricultores carentes tenham a oportunidade de gerar renda, crescer economicamente e terem mais qualidade de vida", explicou hoje (19) o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo.

As inscrições dos produtores interessados em receber as sementes podem ser feitas até o dia 30 de setembro nas unidades locais da Emater.

A empresa deverá atestar as informações prestadas no formulário de inscrição e classificar os produtores como familiar, pré-assentado ou assentado.

Os documentos preenchidos serão enviados pela Emater, até 5 de outubro, à Subsecretaria de Desenvolvimento Rural da Seagri, que divulgará o quadro de atendimento das demandas, até 20 de outubro.

Cada produtor poderá receber 20 kg de sementes de milho, com 200 kg de fertilizante mineral, e 20 kg de sementes de feijão, com 100 kg de fertilizante mineral.

No ato de recebimento, os produtores deverão apresentar a recomendação técnica da Emater, correspondente ao plantio em sua propriedade.

QUEM PODE RECEBER

A ação é destinada a atender exclusivamente o público rural enquadrado nas categorias de agricultor familiar, preferencialmente os pré-assentados e assentados da reforma agrária.

É obrigatório que tenham o Número de Identificação Social (NIS), do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

Além do NIS, é preciso ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ou o cadastro na Relação de Beneficiários ao Programa de Reforma Agrária do Incra (RB), ou a Declaração de Produtor Familiar, emitida pela Emater-DF.