João Ananias manifesta apoio à greve dos bancários

Na Tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 18, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou o movimento dos bancários do Ceará por melhores salários e condições de trabalho. De acordo com o sindicato da categoria, a greve tem início nesta quinta-feira, 19. “Pelo décimo ano consecutivo, os bancos não negociam com os bancários, testando-os para ver o grau de mobilização”, destacou. Leia a seguir a íntegra do discurso:

O Sindicato dos Bancários do Ceará anunciou greve da categoria, por tempo indeterminado, a partir de amanhã, 19. Esta decisão foi tomada na última assembleia e faz parte da luta nacional por melhores condições de trabalho e salário. Pelo décimo ano consecutivo, os bancos não negociam com os bancários, testando-os para ver o grau de mobilização.

Principais reivindicações da categoria

• Reajuste Salarial de 11,93% (aumento real de 5% mais a inflação projetada de 6,6%).

• PLR: três salários mais R$ 5 553, 15.

• Piso: R$ 2.860, 21 (salário mínimo do Dieese).

• Auxílio alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio creche/babá de 678,00 por mês para cada salário mínimo nacional.

• Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários.

• Emprego: Fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate as terceirizações especialmente ao PL 4330, que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as demissões imotivadas.

• Planos de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS), para todos os bancários.
• Auxílio Educação: Pagamento para graduação e pós-graduação.

• Prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

• Igualdade de oportunidades entre bancárias e bancários e a contratação de pelo menos 20% de negros.

Como tenho feito a cada ano, não apenas manifesto meu apoio a justa luta dessa categoria, que é responsável pelo trabalho do setor que mais lucros amealham no País, também apelo aos demais Deputados e aos setores do Governo para que intermediem juntos aos bancos em defesa das justas reivindicações.

A falta de sensibilidade do setor patronal, ao longo de todos esses anos, demonstra sua ganância, não admitindo repartir um pouquinho com os verdadeiros responsáveis pela riqueza dos banqueiros. Mas a categoria dos bancários é valente e mobilizada para fazer o enfrentamento, pois só assim conseguem avançar.

Era só Sr. Presidente


Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)

Leia também:
Bancários entram em greve por tempo indeterminado