Estimativa: Terra será habitável por mais 1,7 bilhão de anos

Investigadores britânicos estimam que o planeta Terra se manterá em condições habitáveis por mais cerca de 1,750 bilhão de anos, segundo publicou a revista Astrobiology.

Os especialistas da Universidade de Anglia do Leste chegaram a esta estimativa de tempo baseados na distância do Sol e nas temperaturas em que é possível o planeta ter água líquida. Depois, a desolação, indicam.

"Utilizamos o conceito de zona habitável para fazer estas estimativas, a distância de um planeta de sua estrela com temperaturas propícias para que haja água líquida na superfície", assinala Andrew Rushby, da escola de Ciências Ambientais da citada Universidade e responsável pela pesquisa.

Também levaram em conta os modelos de evolução estelar para determinar o fim do tempo habitável de um planeta e quando deixará de estar na zona habitável, agregou.

Desta forma, consideramos que a Terra deixará de ser habitável em algum momento dentro de 1,750 bilhão e 3,250 bilhões de anos. Depois disso, estará na zona quente do Sol, onde as temperaturas serão tão extremas que a água dos mares evaporará, expressou.

Certamente que os seres humanos e outras formas de vida mais complexas estarão afetadas muito antes, perto do final só os micróbios em nichos ambientais aguentarão o calor, disse.

"Olhando para trás uma quantidade similar de tempo, sabemos que houve vida celular na Terra. Tivemos insetos há 400 milhões de anos, dinossauros há 300 milhões e plantas florescentes há 130 milhões".

"Os seres humanos anatômicamente modernos só existem desde os últimos 200 mil anos, o que significa que é necessário muito tempo para que a vida inteligente se desenvolva", afirmou Rushby.

Fonte: Prensa Latina