Movimentos Sociais pedem instalação de CPI dos aluguéis

Do Blog Pressão Popular:
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e entidades estudantis como União Municipal dos Estudantes (Umes-Manaus), União Estadual dos Estudantes (UEE-AM), União Nacional dos Estudantes (UNE) foram à Câmara Municipal de Manaus, na manhã de hoje, pedir a instalação de uma CPI para investigar a máfia dos aluguéis denunciada pelo próprio subsecretário municipal de Educação, Deuzamir Pereira, exonerado do cargo na última sexta-feira.

CPI aluguéis

Marcus Libório, presidente do Sinteam, disse que o assunto é bastante antigo e que o Poder Legislativo que é quem deve fiscalizar o Executivo deve tomar uma posição firme sobre o caso. “Demitir o subsecretário não vai resolver o problema. É preciso apurar”, afirmou.

Há aproximadamente dois meses, o sindicato entregou um documento na Prefeitura de Manaus cobrando providências no sentido de melhorar as condições dos locais aonde funcionam as escolas do município. O Sinteam afirma que esses locais, na maioria das vezes, não têm estrutura adequada para o funcionamento de escolas pois não têm ventilação e são projetados para funcionarem como estabelecimentos comerciais, residências, hotéis, entre outras coisas.

Subsecretário demitido
Deuzamir foi demitido em menos de um mês depois que afirmou que dentro da Semed se instalou um ‘câncer’ nos contratos de aluguel dos imóveis. “O aluguel dessas escolas é uma imoralidade com todos os termos que a gente possa imaginar. Isso consome R$ 29 milhões por ano. É uma quadrilha atuando nisso”, afirmou Deuzamir Pereira durante o I Encontro de Municipal de Educação da Região Metropolitana de Manaus (RMM), realizado na sexta-feira na Câmara.

A declaração foi veiculada na edição do dia 17 de agosto do jornal A Crítica.

O titular da pasta é o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) que deve disputar a reeleção para a Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. Procurado pelo jornal A Crítica, ele não quis se pronunciar sobre as acusações de Pereira.

Em sua página do facebook, o ex-subsecretário fez a seguinte declaração:

“O EDUCADOR vive focado na próxima geração, o POLÍTICO só pensa na próxima eleição, o que torna o ambiente irreconciliável. Essa periculosa práxis, seguramente é uma forte variável na vergonhosa posição da educação de Manaus no IDEB: ocupa a 16a. posição entre os municípios do Amazonas, a 20a. posição entre as Capitais brasileiras e a Penúltima posição entre as Capitais do Norte. Não estou surtando, é dado oficial”.

Fonte: www.pressaopopular.com