Vanessa dá boas vindas a médicos que chegaram ao Amazonas 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) desejou boas vindas aos 63 médicos estrangeiros que chegaram, no domingo (15) ao Amazonas para atuarem no estado por meio do programa Mais Médicos. A senadora disse ter esperança que toda a população do seu estado receba esses médicos com hospitalidade, destacado que não existe risco de esses profissionais tomarem as vagas dos médicos formados no Brasil.

“Está claro que o Brasil precisa de um número muito maior de médicos do que tem hoje para que possa assistir a população, principalmente aquela que vive nas regiões mais distantes, de mais difícil acesso”, explicou.

A senadora relatou que esses médicos já estão sendo treinados pela Fundação de Medicina Tropical (FMT) e pela Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) do Amazonas, com o objetivo de conhecer as doenças características da região. E ressaltou que, posteriormente, esses profissionais serão distribuídos em 42 municípios e 19 distritos especiais indígenas do estado.

“São muitos os desafios para esses profissionais que estão longe do seu país ajudando uma população extremamente carente e desassistida do interior do meu estado”, ponderou.

Vanessa Grazziotin observou que 20% dos médicos que chegaram ao estado do Amazonas possuem especialização em saúde da família, além de uma média de 16 anos de experiência profissional.

Da Redação em Brasília
Com agências