Cuba negocia a normalização de atividades postais com os EUA

Representantes de Cuba e dos Estados Unidos reuniram-se na segunda-feira (16), em Havana, para dar continuidade às negociações pelo retorno dos serviços postais entre os dois países, que foi interrompido há mais de 50 anos. 

Em um comunicado, o governo cubano explicou que as partes avançaram em aspectos relacionados com a segurança dos pacotes postais e concordaram em ratificar o seu interesse pelo transporte direto de correspondências.

A delegação cubana defendeu o transporte direto por vias regulares em ambas as direções, mecanismo atualmente interrompido pela "política de bloqueio imposta pelo governo dos Estados Unidos" à ilha.

"Esta é uma questão medular que deve ser atendida para reestabelecer o correio direto e garantir um serviço eficiente e seguro entre os dois países", diz o documento, publicado na íntegra no Cuba Debate.

O encontro entre as administrações postais de Cuba e dos Estados Unidos decorreu de forma "cordial” e o tema ainda será conversado nos próximos meses, até um acordo final.

Os Estados Unidos e Cuba não possuem relações diplomáticas desde 1961 e o correio direto entre os dois países foi suspenso em 1963, um ano depois de Washington ter imposto um bloqueio económico e comercial contra a ilha. Todas as encomendas postais são entregues a partir de terceiros países.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Cuba Debate