Posse da UCE valoriza institucionalidade e novas lideranças

Representatividade de instituições educacionais e políticas marcam posse da nova direção da União Catarinense dos Estudantes



O Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco de uma atividade política de peso nessa manhã do dia 12 de setembro: a posse da nova diretoria da União Catarinense dos Estudantes.

Muitas foram as figuras políticas presentes na cerimônia de posse da nova diretoria da UCE, entre elas a deputada estadual do PCdoB Angela Albino, os deputados estaduais do PT Dirceu Dresch, Ana Paula Lima, Neodi Saretta, representantes dos gabinetes do deputado estadual Jailson Lima e Padre Pedro Baldissera, representante do deputado federal Pedro Uczai, o prefeito de Brusque Paulo Eccel, os vereadores de Florianópolis Dr. Ricardo Vieira do PCdoB e Afrânio Bopré do PSol, Guilherme Pontes da Coordenadoria de juventude de Florianópolis, representando o prefeito da cidade, Cesar Souza Jr.
O setor educacional e de movimentos populares, também se fizeram presentes. Os reitores da Univali de Itajaí e da Unifebe de Brusque, representantes da reitoria da UFSC, da AMPESC e ACAFE desejaram um bom começo de gestão e se colocaram à disposição da entidade estudantil. Os movimentos populares marcaram presença com Michele Magalhães da UNEGRO, UBM, MST, as juventudes do PT, do PSOL, da UJS.
Após apresentação da mesa, foi passada a palavra para o ex-presidente da entidade, Dérique Höhn, que explanou sobre os desafios e obstáculos superados durante sua gestão.


Em um discurso enérgico, Dérique ressaltou as conquistas da UCE enquanto esteve a frente da mesma, bem como a expansão alcançada pelo movimento estudantil por toda extensão do estado, atendendo a grande maioria das instituições de ensino superior, sendo elas de caráter público, comunitário e privado. “Nosso maior desafio era de colocar a UCE na rua, superando as dificuldades em entrar nas diversas universidades privadas, comunitárias e públicas do nosso estado. Hoje temos aqui nesse congresso, representantes de mais de 80% das universidades no estado, fruto da nossa atuação nos últimos dois anos” ressaltou. Depois de concluir, Dérique fez a passagem oficial de presidente da UCE para o acadêmico Yuri Becker dos Santos.


Estudante de Direito da UNIFEBE de Brusque, Yuri esteve à frente do DCE por dois mandatos, realizando um excelente trabalho. Em sua apresentação, destacou a importância de alguns debates que a UCe deverá encampar, que fazem parte das grandes reformas que o país tanto precisa. “A reforma agrária, dos meios de comunicação, da educação, urbana e política, são instrumentos que colocarão o país num outro patamar, mais avançado, justo, democrático e igualitário. E a UCE não poderá ficar fora dessa discussão!”

Yuri demonstrou muita animação para esses próximos dois anos de trabalho e mandou recado aos demais dirigentes recém-empossados: “Foco, disciplina e determinação, serão os ingredientes para sermos uma gestão vitoriosa.” disse.

*Vermelho/SC