Paraná realiza primeiro Congresso Estadual do PCdoB

Reunido neste sábado (14), o comitê estadual do PCdoB do Paraná – eleito em 7 de setembro último – renovou sua direção que será presidida pelo ex-deputado federal Ricardo Gomyde. Em ano congressual, o Paraná realiza o primeiro encontro estadual do PCdoB no país.

A nova Comissão Política será composta por lideranças partidárias de diversos segmentos sociais como do movimento sindical, juventude, mulheres, movimento negro, parlamentares, e de direitos humanos, além de dirigentes de várias regiões do estado. Entre os 19 novos integrantes da Comissão Política está o mais novo filiado do PCdoB no estado, Toni Reis, liderança do movimento LGBT.

A reunião também fez debate inicial da atual situação de montagem da chapa pra deputado estadual que precisará dar continuidade às articulações para sua concretude, agora com uma direção estadual mais forte e representativa das forças vivas partidárias.

A reunião elegeu o atual diretor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, para o cargo de presidente estadual do PCdoB do Paraná. Militante do PCdoB há 22 anos, Gomyde é ex-deputado federal, ex-vereador de Curitiba, ex-presidente da Paraná Esporte. Para a vice-presidência do Partido foi eleito Elton Barz, historiador e atual assessor da Fundação Cultural de Curitiba.

A atual dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM), do Conselho Estadual da Mulher do Paraná e conselheira nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Doris Margareth foi eleita secretária de Organização e de Finanças. Já o camarada Toni Reis, foi escolhido o novo secretário de Movimentos Sociais.

Os titulares das demais secretarias serão eleitos na próxima reunião do Comitê Estadual que deverá se reunir ainda antes do 13º Congresso Nacional do Partido, que acontece entre os dias 13 a 16 de novembro, em São Paulo. Participaram da reunião 34 dos 39 eleitos no final de semana anterior, quando ocorreu a Conferência Estadual do PCdoB, a maior já realizada no Paraná.

Segundo Ricardo Gomyde, a nova direção do Partido no estado pretende "colocar todas as forças para que obtenhamos uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2014. Também lançaremos candidaturas competitivas a deputado federal, possivelmente ao senado e iniciaremos urgentemente as conversas para a aliança ao governo estadual".

A Conferência Estadual do PCdoB do Paraná reuniu 2.399 militantes e filiados, de 60 municípios – credenciando um total de 204 delegados para os debates. O Comitê Estadual foi eleito por 183 delegados eleitos nas conferências municipais, numa composição ampla com 39 dirigentes, representando trabalhadores, sindicalistas, mulheres, jovens, vereadores, lideranças comunistas de diversos movimentos sociais e de todas as regiões do estado.

A Conferência encerrou-se num clima de construção maior de unidade e de concretude para um projeto político vitorioso em 2014, com a eleição de um deputado estadual e candidaturas competitivas para deputado federal.

Comissão Política e demais dirigentes eleitos do Comitê Estadual:

Membros da Comissão Política Estadual
1. Presidente estadual: Ricardo Gomyde – Ex-deputado federal, foi vereador de Ctba e Presidente da Paraná Esporte. Atual Diretor de Futebol do Ministério do Esporte.

2. Vice-presidente: Elton Barz – Historiador, ex-dirigente estadual e atual Assessor de da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Funcionário público da capital;

3. Secretaria de Organização:  Doris Margareth – ex-dirigente estadual e atual dirigente da UBM, do Conselho Estadual da Mulher do Paraná e conselheira nacional da assistência social do Ministério do Desenvolvimento Social;

4. Secretaria de Movimentos Sociais: Toni Reis – especialista em sexualidade , mestre em filosofia e doutor em educação, ativista para os direitos civis LGBT, do Grupo DIGNIDADE;

5. Adriano Soares (Mu) – Atual presidente da UJS Parana (União da Juventude Socialista), estudante de Direito da FAPAR.

6. Aliel Machado – Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa e atual presidente do Comitê Municipal;

7. Arilton Freres – sociólogo, ex-secretário de juventude da direção estadual;

8. Denis Denilto – Professor do Estado, militante do movimento antirracista e Presidente da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade);

9. Elys Maryna Zioli– estudante de Direito na FAPAR e Presidente da UPE (União Paranaense de Estudantes). É de Chopinzinho.

10. Elza Campos – Assistente Social e atual Presidente nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM).

11. Fábio Oliveira Bernado – Presidente do PCdoB de Sarandi e atual Secretario de Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura;

12. Gislene Brenner – da direção do PCdoB de Curitiba

13. Joel Benin – Historiador e especialista em gestão pública pela FGV, atual assessor do Ministério do Esporte;

14. José Ferreira Lopes (Zequinha) – médico e ex-Presidente estadual do PCdoB-PR, filiado há 40 anos no PCdoB;

15. Lenilda Assis – ex-dirigente estadual e da direção do CM de Campo Mourão;

16. Mário Ferrari – Presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, ex-dirigente estadual, da direção nacional da CTB e membro da CTB estadual;

17. Nilton Bobato – Jornalista, ex-presidente estadual do PCdoB-PR, vereador em Foz do Iguaçu,

18. Paulo Pedron – Membro do IDDEHA (Instituto de Defesa dos Direitos Humanos)

19. Zuleica Koritiak – mestre em educação e professora aposentada, ex-diretora da Paraná Esportes. É da direçao do partido em Guaratuba;
DEMAIS MEMBROS DIRIGENTES ELEITOS PARA O COMITÊ ESTADUAL PARANÁ

20. Adauto cunha – Policial civil, Presidente da Câmara de vereadores de Ibaiti

21. Antonio Aguinel – Vereador e líder da bancada em Ponta Grossa; ligado ao movimento de transporte coletivo, candidato a deputado estadual em 2010.

22. Antônio Eduardo Branco – ex-dirigente estadual, e Pres. do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9-PR, entidade com 23 mil filiados);

23. Carlos Eduardo Bortolin (Tibúrcio) – economista, dirigente do Comitê Municipal de Guarapuava, ex-dirigente da UPE, e assessor da Secretaria de Agricultura da Prefeitura;

24. Cláudia Paola – médica , diretora do SIMEPAR (Sindicato Médicos do Paraná), da CTB Estadual e membro da CTB nacional;

25. Elemar Muller – Pedagogo, da direção do partido em Cascavel, pedagogia, ex-secretário de educação do município;

26. Fabiana Zelinski– da direção do partido em Foz do Iguaçu;

27. Felipe Barreto – atual presidente da UPES (União Paranaense de estudantes Secundaristas) e ex-dirigente de vários grêmios. É de Foz do Iguaçu.

28. Laura de Jesus – Farmacêutica-bioquímica, servidora e professora estadual, ambientalista e dirigente da CEDEA (Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental)

29. Luiz Ramme – advogado, Procurador jurídico de Francisco Beltrão;

30. Manuel Sobrinho – médico, vereador em Maringá e dirigente municipal;

31. Miriam Zampiri – assistente social, funcionária pública da Prefeitura de Curitiba;

32. Nereu Faustino Ceni – arquiteto, ex-vereador em Pato Branco, ex-presidente estadual do PCdoB-PR;

33. Paulo Cezar Bueno – geógrafo, professor da rede estadual de ensino Vereador em Foz do Jordão;

34. Paulo Ricardo Silva – professor de educação física, presidente do partido em Pontal do Sul;

35. Rafaela Rocha – Mestranda em Sociologia, Secretaria de Formação da UJS Estadual;

36. Raffael Cantú – Vereador em Pato Branco;

37. Rosângela Rigoni – assessoria da agricultura familiar, presidente do Partido em Tibagi;

38. Selma Cogo – da direção do partido em ponta Grossa, farmacêutica bioquímica, candidata a deputada Estadual em 2010, ligada ao movimento de mulheres, candidata a vereadora em 2012.

39. Zenir Teixeira – Sindicalista e membro da direção estadual da CTB, da Comissão Sindical Nacional;