China reforçará segurança da Represa das Três Gargantas

As medidas de segurança na Represa das Três Gargantas, o maior projeto de geração hidrelétrica do mundo localizado no centro da China, serão reforçadas, segundo uma regra governamental programada para entrar em vigor em 1º de outubro.

As regulamentações dedicadas à segurança do projeto foram publicadas hoje depois que o premiê Li Keqiang emitiu um mandato pela promulgação.

Zonas de controle de segurança serão estabelecidas para regiões de terra, zonas de água e espaço aéreo da represa, respectivamente, segundo as regulamentações, que também apresentam arranjos categorizados com respeito ao movimento de trânsito e pessoal por volta da represa.

O estabelecimento e voo de lanternas, balões de ar quente, dirigíveis, asa-deltas, pequenos aviões não tripulados, helicópteros leves e modelos de avião serão proibidos na zona de controle no espaço aéreo, revelou.

A operação de segurança da represa é integral para manter o fornecimento de eletricidade no leste, centro e sul da China, bem como garantir a segurança de vida e propriedade de 15 milhões de pessoas que moram no curso inferior do Rio Yangtse, apontaram os funcionários.

A construção do projeto das Três Gargantas de US$ 22,5 bilhões foi iniciada em 1993 e concluída em 2009, no trecho médio do Rio Yangtse, o mais extenso da China.

Fonte: Rádio Internacional da China