Tibete cria associação de promoção cultural

A Região Autônoma do Tibete estabeleceu nesta quinta-feira (12) uma associação para proteger melhor a cultura distinta da região no sudoeste da China.

Membros da Associação para Promoção de Desenvolvimento Cultural do Tibete, a primeira do tipo na região, incluem 43 empresas e 45 indivíduos.

A associação, com sede na capital regional Lhasa, organizará atividades como exibições, exposições e fóruns culturais para o intercâmbio com o resto do mundo, disse Degyi Como, presidente da associação.

Para cultivar uma indústria cultural saudável, a associação intensificará a proteção de direitos de propriedade intelectual e o treinamento pessoal, aumentará fundos para pequenas e médias empresas culturais e oferecerá apoio técnico para elas, disse a funcionária.

A associação servirá como uma ponte entre o governo e as empresas culturais e desempenhará um papel importante na proteção e transmissão das culturas étnicas do Tibete, acrescentou.

O Tibete se dedicará à construção de centros para tangka, um tipo de arte tibetana que envolve pinturas na bordadura, medicina étnica tibetana, canções e danças, artesanatos e estudos tibetanos, disse Dong Yunhu, chefe do departamento regional de comunicação do Tibete.

Fonte: Rádio Internacional da China